Mundo

DEM protocola duas representações contra Lula

Para a legenda, o presidente teria realizado campanha eleitoral antecipada em evento de comemoração do Dia do Trabalho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

Brasília - O Democratas entrou nesta segunda-feira com duas representações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Para a legenda, o presidente teria realizado campanha eleitoral antecipada em evento de comemoração do Dia do Trabalho, organizado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) no último sábado, em São Paulo, e também durante pronunciamento oficial exibido na última quinta-feira em cadeia nacional pelo rádio e televisão.

A pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, também é alvo das representações, enquanto a CUT é citada em uma delas por organizar suposto evento político em que a pré-candidata e o presidente teriam descumprido as regras da legislação eleitoral.

Os documentos pedem a aplicação do valor máximo de multa do TSE, de 25 mil reais, ou o "equivalente ao custo total da propaganda".

Segundo a assessoria jurídica do Democratas, responsável pela elaboração dos documentos entregues ao tribunal, Lula teria utilizado o pronunciamento oficial na TV para "mais uma vez, tentar projetar, ainda que de forma subliminar, a pré-candidatura Dilma Vanna Rousseff à sucessão presidencial de 2010".

O documento cita trecho do discurso do presidente na TV, onde estaria implícita a mensagem de "continuísmo": "O Brasil é um país sem limites para crescer. Não apenas porque tem grandes riquezas naturais. Mas principalmente porque tem um povo generoso, forte e criativo. Um povo maduro que sabe escolher, que trabalha duro e não desperdiça oportunidades. Um povo que soube trazer nosso país até aqui e que saberá continuar conduzindo nosso Brasil no rumo certo".

A outra representação refere-se a evento organizado pela CUT em comemoração ao Dia do Trabalho no último sábado. O partido baseia-se em discurso de Lula no qual defende a necessidade de se fazer mais pelo país, mas com "sequenciamento".

Para o DEM, o evento "não passou de mais um comício em prol da pré-candidata do PT para o próximo pleito presidencial".

A representação também traz trecho de discurso de Dilma. De acordo com o documento, a ex-ministra teria projetado sua candidatura ao dizer que "... hoje é um dia de luta e de se olhar para o futuro". 


O DEM questionou ainda a utilização de recursos públicos para a realização do evento.

A Advocacia-Geral da União, que responde pela defesa do presidente, aguarda notificação oficial para se manifestar e avaliar a necessidade de recurso.

A assessoria de Dilma e da CUT foram procuradas, mas não se manifestaram. As partes envolvidas ainda não foram notificadas.

Na última sexta-feira, foi o PT quem entrou com duas representações contra o PSDB, por conta do site "Gente que Mente". Segundo o PT, o domínio da Internet, que pertence ao PSDB, fere a honra de Dilma.

Lula já foi multado duas vezes por campanha eleitoral antecipada neste ano.
 


Acompanhe tudo sobre:Democratas (DEM)EleiçõesEleições 2010Luiz Inácio Lula da SilvaOposição políticaPartidos políticosPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos