Mundo

DEM, PPS e PV vetarão candidatos fichas sujas

Projeto que impede a candidatura de políticos com condenações na Justiça deve ser votado nesta terça na Câmara dos Deputados

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

Brasília - Os três partidos declararam oficialmente que não permitirão candidatos com “ficha suja” de participarem das eleições deste ano. Com a medida, os partidos vetarão aqueles candidatos que apresentarem condenação por crimes cometidos contra a fé pública, a economia popular, a administração pública, o sistema financeiro, o meio ambiente e a saúde pública.

A pré-candidata do PV à Presidência, Marina Silva, manifestou-se favorável à decisão do partido: "Como trabalhamos para a aprovação do projeto no Congresso, faz sentido que nos atencipemos já na implementação".

Lançado pelo Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral em abril de 2008, o projeto Ficha Limpa previa a inelegibilidade de candidatos condenados em primeira instância por um colegiado de juízes. Em revisão na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, o projeto passou por modificações.

O deputado José Eduardo Cardozo (PT), relator do projeto, propôs que o candidato condenado em segunda instância pode apresentar efeito suspensivo contra a condenação. Nesse caso, haverá prioridade para o julgamento do recurso; caso ele seja negado, então o registro da candidatura será afinal cassado.

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilJustiçaEleiçõesEleições 2010Política monetária

Mais de Mundo

Presidente do Equador sai ileso de tiroteio contra sua caravana, afirma ministra

Leoa de estimação de influenciador ataca e hospitaliza duas pessoas na Tailândia

Tempestade no Everest deixa mais de mil pessoas presas em acampamentos; 200 esperam resgate

Leão XIV visitará Turquia e Líbano em primeira viagem ao exterior como papa