Mundo

Delegados de congresso de Aids estão entre vítimas de avião

Estima-se que o número de participantes que estavam no voo que caiu na Ucrânia ronde a centena


	Destroços do avião malaio que caiu em território ucraniano, matando 298 pessoas
 (Dominique Faget/AFP)

Destroços do avião malaio que caiu em território ucraniano, matando 298 pessoas (Dominique Faget/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de julho de 2014 às 07h31.

Sydney - Dezenas de delegados, pesquisadores e ativistas que iam participar de uma conferência internacional sobre Aids na Austrália viajavam no avião de Malaysia Airlines acidentado no leste da Ucrânia, informaram nesta sexta-feira meios de imprensa locais.

As autoridades australianas ainda não deram o número exato de pessoas que viajavam no avião, supostamente derrubado por um míssil, para participar a este fórum que será inaugurado no domingo em Melbourne, embora se estime que o número ronde a centena.

O presidente do Governo do estado australiano de Victoria, Denis Napthine, disse que iam a bordo do avião um grande número de delegados, pesquisadores e ativistas que tinham previsto participar da reunião.

Entre as vítimas podem estar o ex-presidente da Sociedade Internacional da Aids Joep Lange e sua esposa, segundo a imprensa.

"Não se confirmou ainda mas temos informação que muitos de nossos colegas e amigos estavam a bordo do avião", disse Françoise Barre-Sinousi, prêmio nobel em 2008 por seu papel no descobrimento do HIV e co-presidente da conferência.

Barre-Sinousi, a pesquisadora australiana Sharon Lewin e o ex-secretário de Saúde britânico Norman Fowler renderam tributo hoje a Lange em Canberra.

A Austrália declarou amanhã como dia de luto nacional por esta tragédia, na qual morreram pelo menos 28 cidadãos do país.

"Ainda estamos comparando os passaportes com os registros. O número pode aumentar, mas neste momento podemos confirmar que são 28", disse a ministra das Relações Exteriores, Julie Bishop, depois de se reunir com o embaixador russo na Austrália, Vladimir Morozov.

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-aviaoAidsAustráliaDoençasEpidemiasMalaysia AirlinesPaíses ricosUcrânia

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado