Mundo

Delegação europeia vai a Portugal na terça, diz jornal

Nove autoridades vão se reunir com o ministro de Finanças português para avaliar situação do país, diz El País

Representantes da União Européia vão avaliar a situação de Portugal

Representantes da União Européia vão avaliar a situação de Portugal

DR

Da Redação

Publicado em 9 de janeiro de 2011 às 13h07.

São Paulo - O jornal espanhol El País afirmou na edição de hoje que uma delegação do Parlamento Europeu vai chegar a Lisboa na terça-feira para avaliar a situação de Portugal. Segundo o jornal, nove autoridades vão se reunir com o ministro de Finanças português, o presidente do Banco de Portugal, diretores dos principais bancos do país, associações empresariais e sindicatos.

A notícia surge um dia após a publicação de relatos de que os governos da Alemanha e da França estão preocupados com a possibilidade de Portugal perder em breve o acesso aos mercados de capital. Ontem, a revista alemã Der Spiegel afirmou, citando fontes, que os dois países acreditam que Portugal deveria pedir ajuda do programa de resgate da União Europeia o mais rapidamente possível.

Uma fonte do governo de Berlim disse à revista que apenas dessa maneira será possível evitar que a crise de dívida se espalhe para outros países fiscalmente enfraquecidos da zona do euro, como Espanha ou Bélgica.

Um porta-voz do ministério de Finanças da Alemanha não quis comentar o assunto, mas afirmou que o ministro Wolfgang Schaeuble e a ministra de Finanças francesa, Christine Lagarde, se reuniram na sexta-feira em Estrasburgo. No entanto, o porta-voz não forneceu detalhes sobre o que foi discutido na reunião. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsPortugalUnião Europeia

Mais de Mundo

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês