Mundo

Delegação do Hamas chega ao Cairo para discutir transição à 2ª fase da trégua em Gaza

De acordo com emissora egípcia, uma equipe de negociação está realizando reuniões com o grupo islâmico e com representantes do Catar e EUA para acelerar a conclusão do acordo de cessar-fogo

EFE
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 7 de março de 2025 às 12h29.

Tudo sobreGuerras
Saiba mais

Uma delegação de dirigentes do grupo islâmico Hamas chegou ao Cairo nesta sexta-feira, 7, para discutir a implementação do acordo de trégua na Faixa de Gaza e impulsionar as negociações para entrar na segunda fase do pacto, que estipula um cessar-fogo permanente e a libertação de todos os reféns.

A emissora de televisão egípcia “Al Qahera News” anunciou a chegada de "uma delegação de líderes do Hamas", que não foi identificada, como parte dos contatos que o Egito mantém para "chegar rapidamente à segunda fase da trégua".

Além disso, indicou que a equipe de negociação egípcia está realizando "reuniões intensas" tanto com o grupo islâmico quanto com os outros dois mediadores, Catar e Estados Unidos, com o objetivo de "concluir o acordo de cessar-fogo e entrar na segunda fase", algo que exige "garantias" tanto do Hamas quanto de Israel.

Uma fonte do Hamas disse à Agência EFE que os Estados Unidos propuseram que o grupo palestino libertasse dez reféns, incluindo um soldado americano, em troca da extensão da primeira fase da trégua por dois meses e da permissão da entrada de ajuda humanitária na Faixa de Gaza.

A primeira fase entrou em vigor em 19 de janeiro e expirou no último sábado, enquanto as negociações sobre as fases subsequentes foram paralisadas, embora devessem ter começado semanas atrás.

A segunda fase estipula um cessar-fogo permanente, a libertação de todos os reféns mantidos pelo Hamas e a retirada das tropas israelenses de Gaza.

Por sua vez, a terceira e última fase do acordo prevê a devolução de todos os corpos dos reféns falecidos e a reconstrução do devastado enclave palestino.

Acompanhe tudo sobre:HamasGuerrasCatarEgito

Mais de Mundo

Itamaraty confirma morte de brasileiro em atropelamento em Vancouver

Trump quer baixar imposto de renda com dinheiro do tarifaço, mas economistas alertam para riscos

Empresas de gás dizem que não podem cumprir veto de Trump a navios chineses

Índia realiza teste de mísseis em meio a crise com o Paquistão por tensões na Caxemira