Mundo

Delegação do governo sírio analisa documento de negociações

O negociador não detalhou a natureza do documento, mas deu a entender que com a reunião desta manhã dava por encerrada sua participação


	Síria: "Recebemos do mediador, Staffan de Mistura, um documento que analisaremos cuidadosamente"
 (Bassam Khabieh / Reuters)

Síria: "Recebemos do mediador, Staffan de Mistura, um documento que analisaremos cuidadosamente" (Bassam Khabieh / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de março de 2016 às 11h02.

Genebra - A delegação enviada pelo governo sírio para a negociação de paz com a oposição informou nesta quarta-feira que recebeu do mediador da ONU um documento e que retornará a Damasco para preparar sua resposta, e que com isto considera que sua participação nesta rodada de consultas terminou.

"Recebemos do mediador, Staffan de Mistura, um documento que analisaremos cuidadosamente e prepararemos nossa posição para apresentá-la, Com a ajuda de deus, no início da próxima rodada", disse o chefe da delegação, Bashar Jaafari.

O negociador não detalhou a natureza do documento, mas deu a entender que com a reunião desta manhã dava por encerrada sua participação nesta segunda rodada de negociações.

Fontes próximas à negociação explicaram à Agência Efe que o documento em questão se refere às respostas da delegação da oposição a uma série de questões que, no início desta rodada de consultas, foram colocadas pelo governo sob o título de "princípios fundamentais para uma transição política na Síria".

A intenção expressada pela delegação governamental era de saber de que como a oposição concebe temas como a salvaguarda da soberania e a independência da Síria, a luta contra o terrorismo e a questão das Colinas de Golã, sob ocupação israelense.

Em um pronunciamento à imprensa, Jafaari criticou a delegação opositora por não ter apresentado um documento relevante para avançar nestas consultas diplomáticas.

"Nossa delegação foi a primeira, e de fato a única, que entregou um documento de trabalho no contexto destas conversas indiretas", declarou o chefe da delegação.

Esta afirmação, no entanto, contradiz o que disse Mistura nos últimos dias. Ele elogiou o nível de "detalhe e profundidade" dos documentos que recebeu da oposição durante estas consultas, que estão hoje no nono dia.

O mediador antecipou que a atual rodada termina amanhã, quinta-feira.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadNegociaçõesONUPolíticosSíria

Mais de Mundo

Colômbia impõe tarifas aos EUA após Trump sancionar país por rejeitar aviões com deportados

Rússia anuncia captura da cidade de Velyka Novosilka, no Leste da Ucrânia

Petro oferece o avião presidencial para retorno de migrantes dos EUA e convoca a Celac

Trump ordena impor tarifas de 25% à Colômbia por rejeitar dois voos de deportação