Mundo

Degradação florestal na Amazônia caiu 87%

Boletim divulgado pelo Imazon apontou que desmatamento, por outro lado, aumentou 15% em março deste ano

Degradação acumulada de agosto a março também apresentou redução: diminuição de cerca de 62% (Divulgação)

Degradação acumulada de agosto a março também apresentou redução: diminuição de cerca de 62% (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de abril de 2012 às 09h52.

São Paulo - O Imazon - Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia divulgou nesta quinta-feira, 19/04, o boletim do SAD - Sistema de Alerta de Desmatamento da Amazônia Legal referente ao mês março de 2012, que apontou que houve redução de 87% nas práticas que causam degradação florestal na região.

Neste ano, 40 km² de mata da Amazônia Legal - sobretudo do Mato Grosso - foram comprometidos por conta de atividades insustentáveis, como a exploração ilegal da madeira, que provocam a degradação da floresta. Em março de 2011, foram 298 km².

A degradação florestal acumulada no período de agosto do ano passado a março de 2012 também apresentou redução: foram mais de 2500 km² a menos, em relação ao período anterior, o que caracteriza uma diminuição de cerca de 62%.

As más notícias de março

O desmatamento da Amazônia Legal, por sua vez, apresentou aumentou em março de 2012. O SAD detectou 53 km² de floresta desmatada na região, sobretudo no Estado do Mato Grosso. Um aumento de cerca de 15%, em relação ao mesmo mês do ano passado, quando o boletim do Imazon registrou 46 km² de desmatamento.

No entanto, no período acumulativo, de agosto de 2011 a março de 2012, o fenômeno se inverteu. 760 km² de floresta foram desmatados, o que representa uma redução de 22%, em comparação com o período anterior.

O Imazon alertou que os dados do SAD, referentes a março de 2012, podem estar subestimados por conta da cobertura de nuvens na Amazônia Legal. O fenômeno impediu o monitoramento emcerca de 74% da área florestal da região.

Confira, na íntegra, o Boletim do SAD referente a março de 2012.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoMeio ambiente

Mais de Mundo

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso

Milei chama Bolsonaro de amigo e lamenta ausência em evento de posse de Trump