Mundo

Degradação florestal na Amazônia aumenta 237%

O desmatamento também cresceu: o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon detectou 152 km² de floresta desmatada

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de agosto de 2013 às 16h42.

As florestas degradadas na Amazônia Legal somaram93 km² em julho de 2013, segundo boletim divulgado pelo Instituto do Homem e do Meio Ambiente (Imazon) nesta segunda-feira (19).

A prática na região - causada, entre outras atividades, pela exploração madeireira insustentável - aumentou 237%, em comparação ao mês de julho do ano passado, quando foram degradados 27,5 km² de floresta.

O desmatamento também cresceu: o Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) do Imazon detectou 152 km² de floresta desmatada, comprometendo três milhões de toneladas de CO2 equivalente. Em julho de 2012, o número registrado foi de 139,5 km², o que revela um aumento de 9%.

O estado do Pará levou o título de maior devastador da região, sendo responsável por 38% do desmatamento detectado na Amazônia Legal. O Amazonas aparece em segundo lugar no ranking (28%), seguido por Mato Grosso (24%) e Rondônia (9%).

De acordo com o Imazon, devido à baixa cobertura de nuvens, foi possível monitorar 92% da área florestal da Amazônia Legal no período. Em 2012, 80% do território foi monitorado pelo SAD.

Acompanhe tudo sobre:AmazôniaDesmatamentoMeio ambiente

Mais de Mundo

Trump nomeia Chris Wright, executivo de petróleo, como secretário do Departamento de Energia

Milei se reunirá com Xi Jinping durante cúpula do G20

Lula encontra Guterres e defende continuidade do G20 Social

Venezuela liberta 10 detidos durante protestos pós-eleições