EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 8 de junho de 2010 às 13h52.
Paris - O déficit fiscal francês registrou 56,2 bilhões de euros (67 bilhões de dólares) no final de abril, contra 71,6 bilhões de euros um ano antes, uma melhoria vinculada ao fim das medidas de reativação econômica e à alta das rendas fiscais, anunciou o ministério do Orçamento.
Em 30 de abril, as rendas do orçamento geral do Estado alcançavam 81,6 bilhões de euros, contra 70,2 bilhões na mesma data em 2009.
Com 76,9 bilhões de euros, as rendas fiscais líquidas registraram uma alta de 11,3 bilhões em um ano, imputados, por um alado, ao cessar de algumas medidas de reativação do governo francês e, por outra parte, à reativação da atividade econômica.
O déficit fiscal do Estado é um dos três componentes do déficit público. Os outros dois são formados pelo das coletividades locais e o da Segurança Social.
A França quer reduzir seu déficit público de 7,5% do PIB em 2009 a 3% em 2013, limite estipulado pelo Pacto de Estabilidade europeu e de acordo com o plano para endireitar as contas públicas transmitido a Bruxelas, mas considerado muito otimista pela maioria dos especialistas.