Mundo

Déficit da Grécia cresce 5,1% no ano até novembro

O aumento foi equivalente a 20,5 bilhões de euros, segundo o governo

Apesar de duras medidas de austeridade e a forte fiscalização de um grupo de credores internacionais, a Grécia já admitiu que não vai atingir a meta de déficit em 2011 (Sean Gallup/Getty Images)

Apesar de duras medidas de austeridade e a forte fiscalização de um grupo de credores internacionais, a Grécia já admitiu que não vai atingir a meta de déficit em 2011 (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de dezembro de 2011 às 09h42.

Atenas - O déficit orçamentário da Grécia aumentou 5,1% nos primeiros 11 meses do ano, na comparação com o mesmo intervalo de 2010, para 20,5 bilhões de euros, segundo informou hoje o Ministério de Finanças.

As receitas líquidas recuaram 3,1%, para 43,8 bilhões de euros. Já as despesas orçamentárias subiram 6,2% no período, para 62,7 bilhões de euros. As despesas primárias aumentaram 3%, para 46,4 bilhões de euros, devido a maiores gastos com o pagamentos de juros e também aos custos mais elevados com previdência social, segundo o ministério.

Apesar de quase dois anos de duras medidas de austeridade e a forte fiscalização de um grupo de credores internacionais, a Grécia já admitiu que não vai atingir a meta de déficit em 2011, quando a economia deve se contrair pelo quarto ano seguido. A meta era de um déficit de 8,5% do PIB, ou cerca de 17,1 bilhões de euros. Mas o governo prevê algo próximo de 9% do PIB, ou 19,68 bilhões de euros.

Ontem, o ministro de Finanças, Evangelos Venizelos, alertou que o não cumprimento da meta de déficit este ano deve provocar mais medidas de austeridade em 2012. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:EuropaPiigsCrise econômicaCrises em empresasGréciaCrise gregaDívida públicaOrçamento federal

Mais de Mundo

Sheinbaum busca 'melhores condições' comerciais com EUA enquanto negocia sobre segurança

Empresas chinesas de máquinas de construção apresentam recuperação no primeiro semestre de 2025

Maduro afirma que Venezuela está pronta para 'luta armada' em caso de invasão dos EUA

Maduro diz que EUA posicionou oito navios militares com 1,2 mil mísseis contra a Venezuela