Mundo

Déficit comercial da Espanha recua em outubro

As exportações de produtos espanhois aumentaram 11,5% no país com relação a outubro de 2010

O setor energético, por sua vez, tem agravado o déficit comercial da Espanha e ocupa o primeiro lugar no capítulo das importações, com 21% do total (Philippe Huguen/AFP)

O setor energético, por sua vez, tem agravado o déficit comercial da Espanha e ocupa o primeiro lugar no capítulo das importações, com 21% do total (Philippe Huguen/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2011 às 08h22.

Madri - O déficit comercial da Espanha recuou 1,9% em outubro em relação ao mesmo mês de 2010, a 3,632 bilhões de euros, anunciou nesta quinta-feira o ministério da Economia.

O déficit havia apresentado alta em agosto após cair por quatro meses consecutivos durante o verão (boreal).

As exportações de produtos espanhois aumentaram 11,5% no país com relação a outubro de 2010, chegando aos 19,394 bilhões de euros, mas o volume das importações também apresentou alta, de 9,2%, para os 23,026 bilhões de euros, segundo o comunicado.

Quanto às exportações, as altas mais elevadas foram registradas pelos bens de produção, que subiram 14,8% com relação aos dez primeiros meses de 2010 e do setor automobilístico, com alta de 14,3% em um ano.

O setor energético, por sua vez, tem agravado o déficit comercial da Espanha e ocupa o primeiro lugar no capítulo das importações, com 21% do total. O volume de importações deste setor cresceu 27,5% com relação ao mesmo período do ano anterior.

Desde o início do ano, o país acumula um déficit comercial de 39,115 bilhões de euros, um retrocesso de 9,1% em um ano.

A Espanha registrou um excedente comercial nas trocas comerciais com a União Europeia (UE) de 3,043 bilhões de euros nos dez primeiros meses do ano.

Enquanto o consumo nacional continua parado, a Espanha conta com suas exportações para atingir um crescimento pouco acentuado, que também sofre com a desaceleração econômica externa.

No terceiro trimestre, a recuperação econômica espanhola sofreu uma parada, com um crescimento nulo com relação ao segundo trimestre, e de apenas 0,8% em ritmo anual.

O governo anterior, que cedeu o poder na terça-feira à nova equipe do conservador Mariano Rajoy, esperava um crescimento de 0,8% do PIB para 2011.

Acompanhe tudo sobre:ComércioComércio exteriorEspanhaEuropaExportaçõesImportaçõesPiigs

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado