Mundo

Defesa de Battisti entra com pedido de soltura no STF

Battisti cumpre prisão preventiva em Brasília desde 2007

A defesa do ex-ativista italiano Cesare Battisti entrou com um pedido de soltura no Supremo Tribunal Federal (STF) (Arquivo/Reuters)

A defesa do ex-ativista italiano Cesare Battisti entrou com um pedido de soltura no Supremo Tribunal Federal (STF) (Arquivo/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2011 às 20h54.

São Paulo - A defesa do ex-ativista italiano Cesare Battisti entrou nesta segunda-feira com um pedido de soltura no Supremo Tribunal Federal (STF), três dias após o governo brasileiro negar sua extradição à Itália, onde foi condenado à revelia por quatro homicídios.

Battisti cumpre prisão preventiva em Brasília desde 2007 e recebeu do então ministro da Justiça, Tarso Genro, o status de refugiado político.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu na sexta-feira, em seu último dia de governo, negar a extradição do ex-ativista, o que desagradou o governo italiano.

O pedido do alvará de soltura foi feito dentro do processo de extradição do italiano, informou a assessoria do STF, após a publicação da decisão de Lula na edição desta segunda-feira do Diário Oficial da União.

O caso deverá ser analisado pelo presidente da Corte, Cezar Peluso, que poderá optar pela análise do pedido somente em fevereiro, com o fim do recesso do Judiciário.

A decisão de Lula foi tomada mais de um ano após o STF autorizar, por cinco votos a quatro, a extradição do italiano. A corte, no entanto, deixou a palavra final sobre o assunto para Lula.

Acompanhe tudo sobre:DiplomaciaJustiçaPolítica

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia