Mundo

Defesa Civil do Rio alerta para risco de deslizamentos

O alerta foi dado hoje (4) pelo diretor do Centro Estadual de Administração de Desastres, tenente-coronel Gil Kempers


	Chuva em Xerém: “Nossa preocupação é porque continua um volume de chuva na região serrana e na Costa Verde [sul do estado]", disse o tenente-coronel Gil Kempers
 (Vladimir Platonov/ABr)

Chuva em Xerém: “Nossa preocupação é porque continua um volume de chuva na região serrana e na Costa Verde [sul do estado]", disse o tenente-coronel Gil Kempers (Vladimir Platonov/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de janeiro de 2013 às 11h29.

Rio de Janeiro – A chuva acumulada nos dois últimos dias na região serrana, Baixada Fluminense e no sul do estado ainda poderá provocar deslizamentos de encostas e forçar a retirada dos moradores dessas áreas. O alerta foi dado hoje (4) pelo diretor do Centro Estadual de Administração de Desastres, tenente-coronel Gil Kempers.

Em entrevista à Rádio Nacional, ele explicou que tão importante quanto à força da chuva são os índices pluviométricos acumulados nos últimos dias, pois a água se infiltra no solo, deixando a estrutura geológica fragilizada e propensa a escorregamentos.

“Nossa preocupação é porque continua um volume de chuva na região serrana e na Costa Verde [sul do estado]. Os escorregamentos acontecem basicamente em função de um acumulado [de chuva] significativo. O volume horário de chuva não é tão importante neste momento quanto o acumulado de chuva. Se for um índice elevado em 24 horas já pode provocar escorregamento. Estamos monitorando essas regiões”, explicou o tenente-coronel.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisDeslizamentos

Mais de Mundo

EUA exigem redes sociais em "modo público" para vistos estudantis

Em seu Dia da Independência, Ucrânia lança ataques com drones contra Rússia

Venezuela liberta um grupo de 13 presos políticos, segundo dirigentes opositores

Primeiro-ministro do Canadá diz que garantia de segurança para a Ucrânia 'não são escolha da Rússia'