Mundo

Defesa aprova construção de terminal pesqueiro perto de aeroporto no Rio

Após emissão de parecer contrário, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) volta atrás em novo relatório

Proximidade com o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim barrou o projeto no primeiro relatório  (./Divulgação)

Proximidade com o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim barrou o projeto no primeiro relatório (./Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Rio de Janeiro - Depois de emitir parecer contrário à instalação do Terminal Pesqueiro Público no bairro da Ribeira, na Ilha do Governador, devido à proximidade com o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), órgão do Ministério da Defesa, fez um novo relatório avalizando a obra.

O gerente do Programa de Controle do Perigo Aviário do Cenipa, major-aviador Rubens de Oliveira, atribuiu a mudança a uma análise mais detalhada do projeto e também às garantias dadas pelo Ministério da Pesca de que o empreendimento vai cumprir a todas as exigências feitas pelo Cenipa e pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

"Demos um parecer contrário porque o terminal estava muito próximo às cabeceiras [das pistas] do aeroporto, mas depois o Ministério da Pesca entrou em contato conosco para falar das características dos equipamentos que impedirão que o cheiro do pescado seja atrativo para as aves", justificou Oliveira.

Ele reconheceu que a localização do terminal não é boa e que a preocupação com as embarcações que vão transportar o pescado continua. "Mas a função do Cenipa é evitar riscos de acidentes para a aviação, porém, sem atrapalhar o desenvolvimento do país. O Ministério da Pesca nos garantiu que as embarcações vão carregar o pescado com gelo e nos porões, para não atrair aves marinhas", disse.
 

Acompanhe tudo sobre:AeroportosInfraestruturaLicenças ambientaisPortosSetor de transporteTransportes

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha