Mundo

Declarações de Trump sobre imigração e cultura na Europa despertam ira

Críticos afirmam que Donald Trump está encorajando manifestações xenófobas de nacionalistas brancos

Donald Trump nega ter criticado Theresa May durante entrevista: "Acho que vocês [europeus] estão perdendo sua cultura" (Kevin Lamarque/Reuters)

Donald Trump nega ter criticado Theresa May durante entrevista: "Acho que vocês [europeus] estão perdendo sua cultura" (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 14 de julho de 2018 às 15h14.

Washington, EUA - As declarações do presidente Donald Trump nesta semana de que a imigração está "mudando a cultura" da Europa estão atraindo a ira de críticos, que afirmam que Trump está encorajando manifestações xenófobas de nacionalistas brancos.

Em entrevista ao jornal The Sun e a uma entrevista coletiva na Grã-Bretanha, Trump disse que permitir a entrada de milhões de imigrantes na Europa é "muito triste". Ele declarou: "Acho que vocês estão perdendo sua cultura."

A diretora do Projeto de Inteligência do Southern Poverty Law Center, Heidi Beirich, classificou os comentários como "racistas". Ela e outros especialistas dizem que os sentimentos anti-imigração refletem uma transformação demográfica que deixa desconfortável parte da população branca.

As observações também ignoram lugares como Lisboa, em Portugal, onde um fluxo de imigrantes do Brasil, Cabo Verde e Angola enriqueceu a cultura desde times profissionais de futebol até a música popular. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEuropaImigração

Mais de Mundo

Em encontro com Boric, Lula diz que Trump trata latinos como 'inimigos'

Eleições no Canadá registram recorde de votação antecipada

Irã anuncia adiamento da reunião técnica nuclear com os EUA para sábado