Mundo

Declaração de Trump em defesa de Bolsonaro repercute na imprensa internacional

Em publicação na Truth Social, Trump escreveu que o Brasil está "fazendo uma coisa terrível" contra o ex-presidente brasileiro

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 7 de julho de 2025 às 21h15.

Feita na rede Truth Social, a declaração do presidente americano Donald Trump de que o ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro sofre uma "caça às bruxas" repercutiu na imprensa internacional nesta segunda-feira, 7.

Na postagem, Trump escreveu que o Brasil está "fazendo uma coisa terrível" contra Bolsonaro, que foi declarado inelegível em 2023 por determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e também responde a processo no STF por envolvimento na trama golpista.

O jornal The Guardian, do Reino Unido chamou a declaração de Trump de uma "forte defesa" do ex-presidente brasileiro. O veículo britânico também lembrou que Bolsonaro costuma ser chamado de "Trump dos Trópicos".

Também do Reino Unido, a BBC escreveu que as declarações de Trump "geraram uma rápida resposta do atual presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que disse que o Brasil não aceitaria 'interferência' de ninguém".

"Trump defende Jair Bolsonaro contra julgamento de golpe", publicou, por sua vez, a emissora Al Jazeera em seu site. Segundo o canal, Trump foi às redes sociais para defender o "seu colega líder da direita".

Já o jornal americano The Washington Post destacou o trecho da declaração na qual Trump compara a situação de Bolsonaro à sua própria:

De Portugal, o Jornal de Notícias destacou a reação do presidente Lula à declaração de Trump. "A presidência brasileira frisou, esta segunda-feira, que o país não aceita “interferência ou tutela de quem quer que seja”, depois do presidente norte-americano", escreveu o veículo português.

"Em seu primeiro comentário desde o início do julgamento de Bolsonaro, Trump disse em uma postagem nas redes sociais que o Brasil “está fazendo uma coisa terrível no tratamento” de seu aliado. Acrescentou que Bolsonaro “não tem culpa de nada, exceto de ter lutado pelo povo” e comparou a situação do brasileiro à sua", disse o jornal americano.

O jornal francês Le Monde tratou a questão como um confronto entre o presidente americano e o brasileiro: "Donald Trump e Lula entram em choque por causa do ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro, que está sendo processado no Brasil", escreveu. Segundo o veículo, Trump seria o responsável por iniciar as "hostilidades".

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpJair Bolsonaro

Mais de Mundo

'Estamos à beira de um acordo de paz em Gaza', diz secretária das Relações Exteriores do Reino Unido

Protesto contra ofensiva de Israel em Gaza reúne entre 60 mil pessoas em Berlim

Venezuela realiza exercícios com a população para enfrentar terremotos e 'ameaça' dos EUA

Após ter visto revogado pelos EUA, Petro diz que 'não se importa' e que é 'livre no mundo'