Mundo

Decisão sobre retorno de Chávez está nas mãos dos médicos

O comunicado do irmão do presidente venezuelano acrescenta que Chávez “continua em processo de recuperação” em Havana


	Hugo Chávez: o presidente venezuelano não é visto em público desde o começo de dezembro e a oposição cobra imagens recentes do líder
 (REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

Hugo Chávez: o presidente venezuelano não é visto em público desde o começo de dezembro e a oposição cobra imagens recentes do líder (REUTERS/Carlos Garcia Rawlins)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de janeiro de 2013 às 10h39.

Brasília - A decisão sobre o retorno do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, ao país está nas mãos da equipe médica que o acompanha, segundo o presidente da empresa de energia elétrica venezuelana, Corpoelec, Argenis Chávez. Segundo ele, que é irmão de Hugo Chávez, as informações sobre a saúde do presidente venezuelano têm sido transmitidas por autoridades do país, por meio de comunicados oficiais.

“Os porta-vozes são o vice-presidente, Nicolás Maduro, e o ministro de Comunicação e Informação, Ernesto Villegas, que, por meio de comunicados oficiais do governo bolivariano, têm dado detalhes do estado de saúde do presidente da República, Hugo Chávez Frías”, disse em nota divulgada no site da estatal venezuelana.

O comunicado acrescenta que Hugo Chávez “continua em processo de recuperação” em Havana, Cuba, desde o dia 11 de dezembro, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de um tumor maligno na região pélvica.

O presidente venezuelano não é visto em público desde o começo de dezembro, e a oposição cobra um pronunciamento e a divulgação de imagens recentes de Chávez. A oposição venezuelana também levanta dúvidas sobre a legalidade de manter o presidente no poder e pediu à Organização dos Estados Americanos (OEA) que convoque o conselho permanente para avaliar a situação institucional no país. O quarto mandato consecutivo do presidente foi iniciado no dia 10 de janeiro, mas Chávez ficou impossibilitado de participar da cerimônia de posse.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCâncerDoençasHugo ChávezPolíticosVenezuela

Mais de Mundo

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês

Alemanha prepara lista de bunkers e abrigos diante do aumento das tensões com a Rússia