Mundo

Decisão de Trump de sair do TPP foi erro estratégico, diz senador

A retirada dos EUA do pacto levou os outros 11 países que faziam parte do acordo a considerar um TPP2, na tentativa de preservar os benefícios

Trump: "a Austrália está conversando agora com o Japão e com outros países sobre como avançar com o TPP", disse o republicano (Kevin Lamarque/Reuters)

Trump: "a Austrália está conversando agora com o Japão e com outros países sobre como avançar com o TPP", disse o republicano (Kevin Lamarque/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 30 de maio de 2017 às 21h20.

Canberra - O senador republicano John McCain (Arizona) afirmou que a decisão do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de retirar o país da Parceria Transpacífico (TPP, na sigla em inglês) foi um "grande erro estratégico", acrescentando que um futuro governo pode reverter esse movimento.

"Eu sei que a Austrália está conversando agora com o Japão e com outros países sobre como avançar com o TPP, apesar da retirada dos EUA. Eu incentivaria isso fortemente", disse McCain nesta terça-feira, em um discurso durante visita à Austrália.

"Espero que algum dia, no futuro, em circunstâncias diferentes, os EUA decidam se juntar a vocês", afirmou o senador.

A retirada dos EUA do pacto comercial levou os outros 11 países que faziam parte do acordo a considerar um TPP2, na tentativa de preservar os benefícios do negócio.

Fonte: Dow Jones Newswires

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)Parceria Transpacífico

Mais de Mundo

Há 43 anos no poder, presidente mais velho do mundo anuncia candidatura para oitavo mandato

Frustrado com Putin, Trump sondou Zelensky sobre capacidade de ataque a Moscou, diz jornal

Tarifa de Trump ao Brasil afetará mais de 6.500 pequenas empresas dos EUA, dizem câmaras de comércio

Nem em piores pesadelos imaginaria uma tarifa de Trump assim, diz diretor da Suzano