Mundo

Decisão de Dilma sobre Código Florestal sai nesta sexta

Pela manhã, a presidente vai se reunir com líderes do governo no Congresso para apresentar os vetos ao texto da nova lei; anúncio oficial acontece às 14h

A versão saída da Câmara, de contornos mais ruralistas, não agrada nada ao governo (©AFP / Brendan Smialowski)

A versão saída da Câmara, de contornos mais ruralistas, não agrada nada ao governo (©AFP / Brendan Smialowski)

Vanessa Barbosa

Vanessa Barbosa

Publicado em 25 de maio de 2012 às 09h28.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff vai anunciar sua decisão sobre o Código Florestal nesta sexta-feira, prazo limite para sanção ou veto da nova lei. De acordo com o vice-presidente Michel Temer, Dilma deverá vetar parcialmente alguns trechos do texto aprovado em abril pela Câmara.

O anúncio oficial está marcado para às 14h, junto com uma coletiva de imprensa, e contará com a presença dos ministros Mendes Ribeiro, da Agricultura, Izabella Teixeira, do Meio Ambiente e Pepe Vargas, do Desenvolvimento Agrário.

Na manhã desta sexta-feira, a presidente vai se reunir com líderes do governo no Congresso para apresentar o posicionamento do governo sobre a nova lei. O encontro também visa preencher as lacunas que surgirão no texto com o veto a certos trechos, que deixarão então de ser abrangidos por lei.

A versão saída da Câmara, de contornos mais ruralistas, não agrada nada ao governo, que preferia a versão aprovada no Senado. Entre os pontos espinhosos do texto, destacam-se a falta de regras de recomposição de áreas desmatadas em propriedades rurais com rios de mais de 10 metros de largura , a redução de áreas protegidas e a "anistia" a desmatadores.

Já no começo da semana, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, disse que a presidente vai vetar parte do texto, mas não mencionou a extensão do ato. Carlos Minc, ex-ministro do Meio Ambiente e atual secretário do Ambiente no Rio, foi além, afirmando que Dilma deverá vetar "algo como 12 ou 14 artigos" do Código Florestal aprovado na Câmara.

Nesta quinta-feira (24), uma carta com mais de 2 milhões de assinaturas foi entregue no Planalto Central com o mesmo pedido. Ontem também representantes de organizações ambientais e estudantes iniciaram uma vigília no local para pedir que a presidente vete o Código.

Acompanhe tudo sobre:Código florestalDilma RousseffLegislaçãoMeio ambientePersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Trump assina ordem executiva para taxas de 104% contra a China; medida vale a partir desta quarta

Trump assina decretos para impulsionar mineração de carvão nos EUA

Casa Branca diz que cerca de 70 países pediram para negociar tarifas

Canadá anuncia que tarifas sobre alguns veículos dos EUA entram em vigor na quarta