Mundo

Decisão dá direito ao governo do Egito prender civis

O movimento pode ser interpretado como um passo para aumentar a repressão contra os manifestantes favoráveis ao presidente deposto


	 O presidente interino do Egito, Adly Mansour, emitiu um decreto que dá ao primeiro-ministro, Hazem Beblaui, o direito de ordenar a polícia militar a deter civis
 (Khaled Desouki/AFP)

 O presidente interino do Egito, Adly Mansour, emitiu um decreto que dá ao primeiro-ministro, Hazem Beblaui, o direito de ordenar a polícia militar a deter civis (Khaled Desouki/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de julho de 2013 às 17h29.

Cairo - O presidente interino do Egito, Adly Mansour, emitiu um decreto que dá ao primeiro-ministro, Hazem Beblaui, o direito de ordenar a polícia militar a deter civis.

Segundo o jornal 'Al Wasat', que divulgou a medida publicada no diário oficial egípcio, Mansur delegou outras prerrogativas presidenciais a Beblaui.

O movimento pode ser interpretado como um passo para aumentar a repressão contra os manifestantes favoráveis ao presidente deposto, Mohammed Mursi, derrubado por um golpe de Estado no último dia 3.

Desde o fim da lei de emergência, em maio de 2012, que esteve em vigor no Egito desde 1981 sob o argumento de luta contra o terrorismo, a polícia é o único órgão que pode deter civis.

Mas um mês depois, em 13 de junho, o Ministério da Justiça emitiu um decreto em que autorizava a polícia militar a prender civis por alguns delitos do direito comum. A decisão foi derrubada ainda em junho de 2012 pela Corte Suprema Administrativa do Cairo.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCairoEgito

Mais de Mundo

Trump está '100%' seguro de que alcançará acordo sobre tarifas com UE

Hamas afirma que está pronto para libertar os últimos reféns, mas recusa acordo provisório de trégua

Trump diz que está relutante em continuar aumentando as tarifas sobre a China

Trump diz que 'não tem pressa' para usar a opção militar contra o Irã