Mundo

Debate entre Hillary e Trump bate recorde de audiência

Os primeiros dados de audiência televisiva, que inclui 12 canais, indicam que o debate foi acompanhado por pelo menos 80,9 milhões de pessoas


	Hillary Clinton e Donald Trump: os veículos de comunicação esperavam que 100 milhões acompanhassem o 1º debate
 (Andrew Harrer/Bloomberg)

Hillary Clinton e Donald Trump: os veículos de comunicação esperavam que 100 milhões acompanhassem o 1º debate (Andrew Harrer/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2016 às 17h45.

Washington - O primeiro debate entre os candidatos à presidência dos Estados Unidos, que colocou a democrata Hillary Clinton e o republicano Donald Trump frente a frente ontem, foi visto por mais de 80 milhões de espectadores, segundo dados preliminares da empresa de consultoria Nielsen divulgados nesta terça-feira.

Os primeiros dados de audiência televisiva, que inclui 12 canais, mas não a emissora pública "PBS" e a "CSPAN", indicam que o debate foi acompanhado por pelo menos 80,9 milhões de pessoas, um número que ainda deve aumentar.

Os dados também não computam aqueles que seguiram o debate pela internet, já que o primeiro confronto de ideias entre os candidatos foi transmitido no Facebook, Twitter e YouTube, entre outros.

As quatro emissoras de televisão aberta ("CBS", "ABC", "NBC" e "Fox") obtiveram uma audiência combinada de 45,3 milhões de espectadores.

Por sua vez, as três grandes redes de televisão a cabo ("Fox News", "CNN" e "MSNBC") atraíram conjuntamente 26,1 milhões de pessoas.

Estes níveis de audiência, que serão maiores quando são incluídos os outros veículos de comunicação, quebram o recorde do debate de 1980 entre o então presidente americano, Jimmy Carter, e o republicano Ronald Reagan.

Segundo dados históricos da Nielsen, aquele tête-à-tête reuniu em frente às telas das três grandes emissoras abertas da época ("ABC", "CBS" e "NBC") 80,6 milhões de pessoas.

Além disso, o esperado primeiro debate entre Hillary e Trump na Universidade Hofstra de Long Island (Nova York) fulminou o índice de audiência do confronto de 2012 entre o presidente Barack Obama e o republicano Mitt Romney, que foi visto por 37,2 milhões de americanos.

Os veículos de comunicação americanos esperavam que 100 milhões de pessoas acompanhassem o primeiro debate entre Hillary e Trump, situando este evento político à altura do maior acontecimento esportivo do país: o Super Bowl, a grande final do futebol americano.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosHillary ClintonPolíticosTelevisãoTV

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado