Mundo

Debate eleitoral vai concorrer com jogo da Libertadores

Em tese, 21,6 milhões de torcedores do São Paulo e do Internacional não assistirão ao encontro dos presidenciáveis

Estádio do Morumbi fica a dois quilômetros da sede da Band (.)

Estádio do Morumbi fica a dois quilômetros da sede da Band (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h36.

São Paulo - O primeiro debate entre os presidenciáveis, promovido pela Rede Bandeirantes, terá a concorrência da semi-final da Copa Libertadores nesta quinta-feira (5). O evento político tem início previsto para as 22h enquanto a partida entre São Paulo e Internacional, que será transmitida pela Rede Globo, está marcada para as 21h50.

Levando em consideração que a importância do torneio fará com que todos os torcedores do São Paulo e do Inter queiram assistir ao jogo, os presidenciáveis poderão perder, em tese, a audiência de 21,6 milhões de pessoas (ou 11,2% dos torcedores a partir de 10 anos de idade), segundo pesquisa do Ibope divulgada em junho deste ano (16,8 milhões de tricolores e 4,8 milhões de colorados).

No dia 16 de junho, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) anunciou a transferência da data da partida do dia 4 (quarta-feira) para o dia 5 (quinta-feira) de agosto. A assessoria de imprensa da Band informa que o martelo tinha sido batido com as equipes dos candidatos bem antes, em abril.

A coincidência não se resume ao dia e ao horário. A sede da Band e o estádio do São Paulo ficam no bairro do Morumbi, na zona sul da capital paulista, a apenas dois quilômetros de distância, o que deve piorar ainda mais o trânsito na região.

Debate

Quatro candidatos estarão no encontro: Dilma Roussef (PT), José Serra (PSDB), Marina Silva (PV) e Plínio de Arruda Sampaio (PSOL). O jornalista Ricardo Boechat será o mediador do debate, que contará com as participações dos jornalistas Joelmir Betting e José Paulo de Andrade.


Vejas as regras estabelecidas pela emissora:

1º Bloco: os candidatos respondem a uma mesma pergunta elaborada pela produção com base em temas sugeridos pelos internautas do eband.

A pergunta será respondida seguindo ordem de sorteio.

Pergunta: 1 minuto
Resposta: 2 minutos

Em seguida, nesse mesmo bloco, inicia-se a rodada de perguntas de candidato para candidato. A ordem para perguntar será sorteada.

Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Réplica: 1 minuto
Tréplica: 1 minuto

2º e 3º Blocos: candidato pergunta para candidato, nos mesmos moldes do primeiro bloco.

4º Bloco: Os jornalistas José Paulo de Andrade e Joelmir Beting fazem perguntas aos candidatos. O jornalista faz a pergunta a um determinado candidato e escolhe outro para comentar a resposta. A regra assegura que todos serão perguntados e todos comentarão.

Pergunta: 30 segundos
Resposta: 2 minutos
Comentário: 1 minuto
Réplica: 1 minuto

5º Bloco: o debate termina com a última consideração de cada candidato. Valerá a ordem invertida do primeiro bloco. Ou seja, o último a falar no primeiro bloco será o primeiro a tecer as considerações finais. Tempo de cada candidato: 2 minutos e meio.

Observação: ofensas pessoais provocarão direito de resposta.

(notícia atualizada às 14h53)


Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010EsportesFutebolPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido