Mundo

De la Calle será candidato nas presidenciais colombianas de 2018

Ex-chefe negociador da paz com as Farc venceu neste domingo em uma consulta interna o ex-ministro do Interior Juan Fernando Cristo

De la Calle começou sua carreira política nos anos 80, embora o salto acima tenha acontecido na década seguinte (©AFP / Jorgen Braastad/AFP)

De la Calle começou sua carreira política nos anos 80, embora o salto acima tenha acontecido na década seguinte (©AFP / Jorgen Braastad/AFP)

E

EFE

Publicado em 20 de novembro de 2017 às 06h59.

Bogotá - O ex-chefe negociador da paz com as Farc Humberto De la Calle será o candidato do Partido Liberal Colombiano nas eleições presidenciais de 2018, após vencer neste domingo em uma consulta interna o ex-ministro do Interior Juan Fernando Cristo.

Com 98,54% dos votos apurados, De la Calle tinha 362.229 votos, equivalentes a 53,05%, enquanto Cristo tinha 320.496 (46,94%), segundo dados da autoridade eleitoral colombiana.

Ao se tratar de uma consulta aberta podiam participar os mais de 35 milhões de eleitores, mas apenas 735.957 votaram, o que representa 2,09% do censo, segundo o último boletim da entidade eleitoral.

De la Calle começou sua carreira política nos anos 80, embora o salto acima tenha acontecido na década seguinte.

Como ministro de Governo do ex-presidente César Gaviria foi o encarregado de liderar o processo de convocação da Assembleia Constituinte de 1991.

Entre 1994 e 1996 foi vice-presidente com Ernesto Samper, do qual se afastou por causa do escândalo do Processo 8.000, investigação aberta pelo suposto financiamento do Cartel de Cali a sua campanha presidencial.

O então vice-presidente e hoje candidato liberal pediu a renúncia de Samper e ele mesmo se afastou do seu cargo.

O primeiro turno das eleições de 2018 acontecerá no dia 27 de maio e o segundo em 17 de junho.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaEleiçõesFarcPolítica

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha