Mundo

De Blasio é eleito prefeito de Nova York, diz pesquisa

Com a vitória, De Blasio se torna o primeiro democrata a assumir a prefeitura de Nova York desde 1993


	Bill de Blasio (2º à direita) abraça sua esposa Chirlane (d) e seus filhos Chiara e Dante: 96% dos eleitores negros e 82% dos latinos apoiaram De Blasio
 (REUTERS/Carlo Allegri)

Bill de Blasio (2º à direita) abraça sua esposa Chirlane (d) e seus filhos Chiara e Dante: 96% dos eleitores negros e 82% dos latinos apoiaram De Blasio (REUTERS/Carlo Allegri)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de novembro de 2013 às 06h23.

Nova York - O democrata Bill de Blasio venceu a corrida para prefeito de Nova York nesta terça-feira, aponta uma pesquisa do Edison Research. Com a vitória, De Blasio se torna o primeiro democrata a assumir a prefeitura de Nova York desde David Dinkins, que foi prefeito da cidade entre 1990 e 1993.

Durante a campanha, De Blasio representava uma ruptura com a administração do prefeito independente, Michael Bloomberg.

O democrata venceu a corrida eleitoral que disputava com o candidato republicano Joe Lhota, ex-presidente da Autoridade Metropolitana de Transportes. De Blasio tomará posse como prefeito em 1 de janeiro.

De acordo com o levantamento do Edison Research, a vitória de De Blasio pode ser uma das mais expressivas entre as corridas municipais de Nova York. Segundo a pesquisa, 96% dos eleitores negros e 82% dos latinos apoiaram De Blasio.

Além disso, o democrata teria conseguiu apoio de 89% dos seus correligionários, de 14% dos republicanos e de quase metade dos eleitores que não são afiliados a nenhuma sigla.

Mais de dois terços dos eleitores, ou 70%, afirmaram que queriam eleger um prefeito que conduzisse a cidade de uma maneira diferente da praticada por Bloomberg. Com isso, 85% declaravam apoio a De Blasio.

Com postura liberal, De Blasio se comprometeu a reduzir a diferença entre os ricos e os pobres, a aumentar o imposto de renda sobre os nova-iorquinos que ganham mais de US$ 500 mil para pagar a programa de pré-escola. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Países ricosPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Mais de R$ 4,3 mil por pessoa: Margem Equatorial já aumenta pib per capita do Suriname

Nicarágua multará e fechará empresas que aplicarem sanções internacionais

Conselho da Europa pede que países adotem noção de consentimento nas definições de estupro

Tesla reduz preços e desafia montadoras no mercado automotivo chinês