Mundo

David Petraeus assume chefia da CIA

O general vai suceder Leon Panetta, que ocupa o posto de secretário de Defesa

General David Petraeus presta juramento diante de Joe Biden
 (Mandel Ngan/AFP)

General David Petraeus presta juramento diante de Joe Biden (Mandel Ngan/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de setembro de 2011 às 12h53.

Washington - O general reformado David Petraeus foi nomeado nesta terça-feira chefe do Centro de Inteligência Americano (CIA). Ele vai suceder Leon Panetta, que ocupa o posto de secretário de Defesa, segundo um jornalista da AFP na Casa Branca.

Petraeus, que recentemente voltou à vida civil depois de deixar sua carreira no Exército graduado como general de quatro estrelas, jurou sobre a Bíblia diante do vice-presidente Joe Biden.

Ele ganhou reconhecimento como comandante de guerra após o 11 de Setembro e deixou o Exército na quarta-feira passada com um legado incerto no Afeganistão, onde liderou 140.000 soldados da força internacional que atuava neste país.

"Dever, honra e pátria. São essas as palavras que me vieram à mente no dia em que te reencontrei no Afeganistão", afirmou Biden durante a curta cerimônia no salão Roosevelt da Casa Branca, a poucos passos do salão oval do presidente Barack Obama.

"Não há tempo a perder. O presidente quer que ele assuma suas funções agora", acrescentou Biden.

"Sua carreira é exemplar, general", disse ainda a Petraeus. "Você se destacou em tudo o que empreendeu".

Petraeus, 58 anos, foi responsável em 2003 pelas tropas americanas no norte do Iraque. Em 2005, ele supervisionou a reconstrução do Exército iraquiano.

Em seu retorno, escreveu o manual da contra-inssureição, documento de referência para o Exército e a Marinha no combate aos insurgentes e fonte de inspiração para a nova estratégia no Iraque e no Afeganistão.

Petraeus foi escolhido por Obama para suceder Leon Panetta, que substituiu Robert Gates no posto de secretário da Defesa.

O presidente oficializou sua decisão no fim de abril, alguns dias antes da eliminação do líder da Al-Qaeda, Osama Bin Laden, durante uma ação do comando americano no Paquistão. Petraeus, muito respeitado em Washignton, teve o apoio unânime do Senado em sua nomeação no dia 30 de junho.

Acompanhe tudo sobre:CIAEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos