Mundo

David Cameron não irá aos Jogos Olímpicos de Sochi

Um porta-voz oficial de Downing Street, residência e escritório do chefe do executivo britânico, especificou que essa decisão é por motivos "de agenda" do líder


	David Cameron: ativistas pelos direitos dos homossexuais pediram que o primeiro-ministro boicotasse os Jogos de Sochi como protesto
 (Phil Noble/Reuters)

David Cameron: ativistas pelos direitos dos homossexuais pediram que o primeiro-ministro boicotasse os Jogos de Sochi como protesto (Phil Noble/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de fevereiro de 2014 às 07h29.

Londres - O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, não irá aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, que acontece mês que vem, confirmou nesta quarta-feira o governo do Reino Unido.

Um porta-voz oficial de Downing Street, residência e escritório do chefe do executivo britânico, especificou que essa decisão é por motivos "de agenda" do líder.

Ativistas pelos direitos dos homossexuais pediram que Cameron boicotasse os Jogos de Sochi como protesto à aprovação pelo governo de Vladimir Putin de leis que proíbem a "propaganda" gay.

O comunicado da ausência do premiê foi divulgado pouco tempo depois.

Em julho de 2012, o presidente russo viajou para Londres para acompanhar junto com o chefe do executivo britânico os torneios de judô durante os Jogos Olímpicos realizados na capital britânica.

O porta-voz de Cameron informou que não é uma prática habitual um primeiro-ministro assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno. "Não estou familiarizado com a última vez que um primeiro-ministro assistiu aos Jogos de Inverno", disse.

A representação política do Reino Unido em Sochi recairá na ministra britânica de Cultura, Maria Miller, na secretária de Estado de Esporte, Helen Grant, e na princesa Ana, presidente do Comitê Olímpico Britânico.

Perguntado se Miller aproveitará a visita para colocar o tema da igualdade homossexual em pauta, o porta-voz disse que "a forma como o governo britânico, incluindo o primeiro-ministro, aborda uma série de assuntos, como os temas de direitos humanos e individuais,continuará sendo a mesma com o governo russo".

Segundo a imprensa do Reino Unido, as autoridades britânicas informaram ontem formalmente à Rússia que Cameron não irá aos Jogos de Sochi, que acontecem de 7 a 23 de fevereiro na cidade russa. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEsportesEuropaOlimpíadasOlimpíadas de InvernoPaíses ricosReino UnidoRússia

Mais de Mundo

Colômbia impõe tarifas aos EUA após Trump sancionar país por rejeitar aviões com deportados

Rússia anuncia captura da cidade de Velyka Novosilka, no Leste da Ucrânia

Petro oferece o avião presidencial para retorno de migrantes dos EUA e convoca a Celac

Trump ordena impor tarifas de 25% à Colômbia por rejeitar dois voos de deportação