Mundo

Custo da realeza não é excessivo para britânicos, diz Buckingham

Cifras oficiais mostram que a família real recebeu 42,8 milhões de libras do "Fundo Soberano" para o período 2016-17

Palácio de Buckingham: o tesoureiro da rainha disse que o custo da monarquia para cada britânico no ano passado foi de 65 centavos de libra (Hannah McKay/Reuters)

Palácio de Buckingham: o tesoureiro da rainha disse que o custo da monarquia para cada britânico no ano passado foi de 65 centavos de libra (Hannah McKay/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de junho de 2017 às 15h45.

Londres - Assessores da realeza britânica disseram nesta terça-feira que a rainha Elizabeth e sua família são um investimento excelente, após dados revelaram que os fundos dos contribuintes destinados à realeza neste ano irão quase dobrar para pagar reparos essenciais no Palácio de Buckingham.

Cifras oficiais mostram que a família real recebeu 42,8 milhões de libras do "Fundo Soberano" para o período 2016-17, a quantia disponibilizada pelo governo para cobrir os gastos fixos da residência real e das viagens.

Esse montante deve aumentar para 76,1 milhões de libras depois que o governo concordou com um aumento para financiar a reforma de 369 milhões de libras de Buckingham, cuja fiação elétrica, tubulações e sistema de aquecimento precisam de reparos urgentes.

Alan Reid, o tesoureiro da rainha, disse que o custo da monarquia para cada britânico no ano passado foi de 65 centavos de libra -- o valor de um selo de primeira classe.

"Quando se compara isso ao que a rainha faz e representa para esta país, acredito que representa um valor excelente pelo dinheiro", disse Reid aos repórteres.

A família real realizou mais de 3 mil eventos oficiais no ano passado -- a monarca de 91 anos compareceu a 162 deles, e seu marido, o príncipe Philip, a 196, segundo Reid.

Pesquisas de opinião mostram que a rainha continua imensamente popular entre os britânicos, e ao menos dois terços deles indicam que querem que a monarquia permaneça.

Mas republicanos antimonarquia do Reino Unido dizem que o custo anual da realeza aos contribuintes é de centenas de milhões de libras esterlinas porque os gastos de segurança não estão incluídos.

Acompanhe tudo sobre:Família real britânicaRainha Elizabeth IIReino Unido

Mais de Mundo

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia

Irã manterá diálogos sobre seu programa nuclear com França, Alemanha e Reino Unido