Mundo

Curdos lançam ofensiva contra Estado Islâmico no Iraque

As forças curdas iniciaram uma grande ofensiva contra o grupo Estado Islâmico no norte do Iraque, cortando a estrada que liga duas cidades controladas pelo EI

Fumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Estado Islâmico (Aris Messinis/AFP)

Fumaça após ataques aéreos da coalizão liderada pelos EUA contra militantes do Estado Islâmico (Aris Messinis/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de janeiro de 2015 às 19h49.

Erbil - As forças curdas iniciaram nesta quarta-feira uma grande ofensiva contra o grupo Estado Islâmico (EI) no norte do Iraque, cortando a estrada que liga as duas principais cidades controladas pelos jihadistas na região, informou uma fonte oficial.

Segundo o Conselho de Segurança da Região Autônoma do Curdistão, as forças curdas lançaram às 07H00 local desta quarta "uma ofensiva em grande escala", com o apoio aéreo da coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos.

Durante o ataque, foi cortada a rota de ligação entre Mossul, segunda cidade do Iraque e atual bastião do EI, e Tal Afar, uma importante localidade a oeste que os jihadistas controlam há meses, revelaram oficiais curdos.

A Coalizão anunciou a realização, a partir de terça-feira, de seis operações aéreas no norte do Iraque, sendo três contra Tal Afar e três contra Mossul, onde foram atingidos veículos, unidades, prédios e armas pesadas do EI, além de uma ponte.

O Estado Islâmico lançou em junho uma ampla ofensiva no Iraque, capturando um vasto território, especialmente na província de Al Anbar, na fronteira com a Síria.

Mas as forças curdas resistiram à ofensiva dos jihadistas, cuja chegada aos arredores de Erbil precipitou a resposta internacional.

A partir de agosto, a coalizão internacional liderada pelos Estados Unidos bombardeia posições do EI no Iraque, o que permitiu às forças curdas recuperar terreno, especialmente na região de Gwer.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraqueIslamismo

Mais de Mundo

Apoiadores de Evo Morales ocupam quartel e mantêm 20 militares como reféns na Bolívia

Cristina Kirchner presidirá principal partido de oposição a Milei

Itamaraty diz que tom da Venezuela é 'ofensivo' e traz 'ataques pessoais'

Emei Kung Fu Girls: Grupo chinês ganha o mundo com artes marciais e cultura