Mundo

Curdistão rejeita pedido do Iraque para entregar aeroportos

Primeiro-ministro do Iraque pediu que o Curdistão entregasse controle dos aeroportos de Erbil e Sulaimaniya ameaçando suspender vôos internacionais

Aeroporto de Erbil: local está sob controle do governo regional do Curdistão (Azad Lashkari/Reuters)

Aeroporto de Erbil: local está sob controle do governo regional do Curdistão (Azad Lashkari/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 27 de setembro de 2017 às 08h36.

Erbil, Iraque - O governo regional do Curdistão rejeitou nesta quarta-feira um ultimato do governo iraquiano para entregar controle de seus aeroportos internacionais para Bagdá.

O primeiro-ministro do Iraque, Haider al-Abadi, reagindo ao referendo de independência realizado pelo governo autônomo curdo na segunda-feira, pediu que o Curdistão entregasse controle dos aeroportos de Erbil e Sulaimaniya ameaçando suspender vôos internacionais diretos com destino e saindo da região na sexta-feira.

Entretanto, o ministro de Transporte curdo, Mowlud Murad, disse, em coletiva de imprensa, na capital curda de Erbil, que manter o controle dos aeroportos e os vôos diretos para a Erbil é necessário para suas autoridades e forças de segurança como parte da luta contra militantes do Estado Islâmico.

Ele expressou a esperança de que a crise será resolvida até sexta-feira, uma vez que também prejudicaria a economia do Curdistão.

Acompanhe tudo sobre:IraquePolítica

Mais de Mundo

Israel anuncia acordo de cessar-fogo com Hezbollah

Supercomputador Tianhe lidera ranking global de eficiência energética em pequenos dados

Os 10 países do mundo mais dependentes de energia nuclear

Ministro alemão adverte para riscos de não selar acordo entre UE e Mercosul