Mundo

Cúpula entre mulheres chefes de Estado ocorrerá na Rio +20

Essa será a primeira vez que mulheres que são chefes de Estado se reúnem para fazer um apelo por ações concretas na integração das mulheres à sustentabilidade

Confirmaram sua presença a brasileira Dilma Rousseff, anfitriã da Rio+20, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Costa Rica, Laura Chinchilla (Reuters)

Confirmaram sua presença a brasileira Dilma Rousseff, anfitriã da Rio+20, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Costa Rica, Laura Chinchilla (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2012 às 16h38.

Brasília - O escritório brasileiro da ONU-Mulheres anunciou nesta quinta-feira que em 21 de junho será realizada no Rio de Janeiro a primeira Cúpula feminina de Chefes de Estado pelo Futuro das Mulheres, dentro da Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20.

Segundo a ONU-Mulheres, agência das Organizações Unidas em defesa aos direitos do gênero, essa será a primeira vez na história que primeiras-ministras e mulheres que são chefes de Estado e presidentes "se reúnem para fazer um apelo em favor de ações concretas para a integração plena das mulheres ao desenvolvimento sustentável".

A organização informou por meio de uma nota oficial que até agora confirmaram sua presença a brasileira Dilma Rousseff, anfitriã da Rio+20, e as presidentes da Argentina, Cristina Kirchner, e da Costa Rica, Laura Chinchilla.

Além disso, estarão presentes as primeiras-ministras de Trinidad e Tobago, Kamla Persad-Bissessar, e Dinamarca, Helle Thorning-Schmidt, assim como as presidentas da Libéria, Ellen Johnson-Sirleaf, e da Lituânia, Dalia Grybauskaité.

O debate será coordenado pela ex-presidente chilena Michelle Bachelet, diretora-executiva de ONU-Mulheres, que participará de diversas atividades sobre gênero realizadas na conferência Rio+20.

Entre elas, a principal será um Fórum de Mulheres Líderes pela Igualdade de Gênero, o Poder da Mulher e o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 19 a 21 de junho, dando lugar à Cúpula de Chefas de Estado e de Governo. 

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteMulheresRio+20Sustentabilidade

Mais de Mundo

Diplomatas de 24 países faziam parte de delegação alvejada em Jenin por forças israelenses

Suprema Corte de Israel diz que demissão de chefe de serviço de segurança foi ilegal

Mais de 48 mil isolados e 300 retirados de áreas afetadas por inundações na Austrália

Governo da Argentina decreta desregulamentação do transporte marítimo e fluvial