Mundo

Cúpula do G20 começa em Hamburgo em meio a novos distúrbios

A recepção de Angela Merkel aos convidados da reunião foi cercado pela polícia para garantir a segurança das delegações

G20: a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, é anfitriã da reunião (Kai Pfaffenbach/Reuters)

G20: a chanceler da Alemanha, Angela Merkel, é anfitriã da reunião (Kai Pfaffenbach/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de julho de 2017 às 07h30.

Hamburgo - A cúpula do G20, que reúne em Hamburgo (Alemanha) os líderes das principais economias do mundo e as potências emergentes, começou nesta sexta-feira com uma reunião centrada no terrorismo internacional, enquanto que nas ruas, foram registrados novos confrontos entre policiais e manifestantes.

A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, anfitriã da reunião, recebeu os seus convidados no recinto semanal da cidade portuária, tomado pela polícia para garantir a segurança das delegações.

Após a "retirada" dos governantes para discutir o combate ao terrorismo jihadista, chegarão até a mesa de negociações os dois assuntos mais espinhosos da cúpula, pela falta de consenso com os Estados Unidos: o livre comércio e a luta contra a mudança climática.

Merkel se reuniu ontem com o presidente americano, Donald Trump, tentando abrir o caminho para um acordo, ainda que as delegações assumem que as equipes de negociação seguirão trabalhando até o último momento.

Paralelamente às sessões plenárias, Hamburgo será hoje palco da esperada primeira reunião entre Trump e o presidente russo, Vladimir Putin.

"Estou ansioso para reuniões durante todo o de hoje com líderes mundiais, incluindo o meu encontro com Vladimir Putin. Temos muito o que discutir", disse Trump, em sua conta no Twitter.

Ele também tem em sua agenda uma primeira reunião bilateral com o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, que cancelou uma visita à Casa Branca no início do ano, por conta da questão do muro que Donald Trump pretende construir na fronteira entre os dois países.

Acompanhe tudo sobre:ProtestosAlemanhaG20

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição