Mundo

Cúpula da Celac começa nesta sexta-feira em Caracas

Presidente do México, Felipe Calderón, inaugurou o encontro com uma mensagem de felicitação ao bicentenário da independência da Venezuela

Presidente Felipe Calderón: "Estou convencido de que esta é a década da América Latina" (Chip Somodevilla/Getty Images)

Presidente Felipe Calderón: "Estou convencido de que esta é a década da América Latina" (Chip Somodevilla/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de dezembro de 2011 às 20h16.

Caracas - A cúpula da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac) começou nesta sexta-feira em Caracas, na Venezuela, com a presença de quase todos os chefes de estado da região.

O presidente do México, Felipe Calderón, inaugurou o encontro com uma mensagem de felicitação ao bicentenário da independência da Venezuela. Ele também cumprimentou o presidente Hugo Chávez pela organização do evento.

Antes disso, o mandatário venezuelano recebeu um a um os líderes dos 33 países que estão participando da reunião.

'Estou convencido de que esta é a década da América Latina', afirmou o presidente mexicano, num discurso que enalteceu a integração da região como algo que trará o progresso.

Calderón incentivou as trocas comerciais de bens, serviços e pessoas no Continente, e pediu que os países se unam para acabar com a pobreza e a desigualdade.

Só não estão participando da cúpula em Caracas os líderes do Peru, Ollanta Humala; da Costa Rica, Laura Chinchila, e de El Salvador, Mauricio Funes.

No momento da inauguração, também não estavam presentes os presidentes da Colômbia, Juan Manuel Santos, e do Chile, Sebastián Piñera, quem devem chegar na Venezuela no sábado. 

Acompanhe tudo sobre:PolíticaAmérica LatinaVenezuela

Mais de Mundo

Trump revela que fez ressonância magnética durante exames médicos

Trump parabeniza Lula pelo seu 80º aniversário

Furacão Melissa alcança alerta máximo no Caribe

Milei agradece Trump após vitória legislativa e apoio financeiro