Mundo

Cuba retoma atividades consulares em Washington

Em comunicado oficial, a representação diplomática cubana destacou que "reestabelecerá os serviços consulares, temporariamente, até 17 de fevereiro de 2014"

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2013 às 16h14.

Washington - A Seção de Interesses de Cuba em Washington anunciou, nesta segunda-feira, que reestabelecerá por dois meses suas atividades consulares, após um banco prorrogar o prazo para o encerramento de suas contas.

Em uma comunicado oficial, a representação diplomática cubana destacou que "reestabelecerá imediatamente os serviços consulares, temporariamente, até 17 de fevereiro de 2014".

O escritório informou que o banco M&T lhe informou, na sexta-feira, sobre sua decisão "de conceder uma prorrogação para o fechamento definitivo" das contas das missões diplomáticas de Cuba nos Estados Unidos até 1º de março de 2014.

O banco, porém, informou que receberá os depósitos de taxas referentes a serviços consulares até 17 de fevereiro de 2014.

No final de novembro, a Seção de Interesses de Cuba havia anunciado a suspensão das suas atividades consulares em função da impossibilidade de obter um banco que assumisse suas contas.

A situação afetou a emissão de passaportes e vistos, a legalização de documentos e outros serviços da Seção de Interesses e da Missão Permanente de Cuba nas Nações Unidas.

A missão cubana foi informada em julho sobre o fim da prestação de serviços pelo M&T e, desde então, todas as negociações para encontrar outro banco para suas contas falharam, apesar dos esforços do Departamento de Estado e de outras instituições financeiras.

O escritório diplomático afirma que o encerramento das contas ocorreu devido a restrições próprias do embargo que os Estados Unidos impõem a Cuba.

No entanto, a Seção de Interesses de Cuba "continua a fazer esforços para identificar um novo banco que assumiaa operação de suas contas", afirma o comunicado.

"Se isto for alcançado, seremos capazes de normalizar os serviços consulares permanentemente ", completa.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosAmérica LatinaEstados Unidos (EUA)CubaWashington (DC)

Mais de Mundo

Comício de político e ex-astro do cinema deixa 40 mortos na Índia

Trump ameaça demissões em massa caso governo paralise

Trump insinua um avanço nas negociações de paz no Oriente Médio

Prefeito de Nova York, Eric Adams, desiste de disputar reeleição