Mundo

Cuba repudia 'mentiras e tergiversações' dos EUA

O governo criticou o relatório dos Estados Unidos sobre a situação dos direitos humanos na ilha

A declaração de Havana é assinada por Josefina Vidal, diretora do Minrex para os assuntos relacionados aos Estados Unidos (Adalberto Roque/AFP)

A declaração de Havana é assinada por Josefina Vidal, diretora do Minrex para os assuntos relacionados aos Estados Unidos (Adalberto Roque/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2013 às 10h58.

Havana - O governo de Cuba criticou o relatório dos Estados Unidos sobre a situação dos direitos humanos na ilha, acusou Washington de mentir e alegou que Havana prestou 'uma contribuição fundamental ao respeito dos direitos humanos no país e no mundo'.

'Repudiamos categoricamente o conteúdo do relatório do Departamento de Estado sobre a situação dos direitos humanos em Cuba que o governo dos EUA se arroga o direito a emitir, desconhecendo seu próprio recorde de abusos dentro de seu país e no mundo', indicou o Ministério das Relações Exteriores (Minrex) da ilha.

A Chancelaria denuncia que as 'mentiras e tergiversações' do relatório 'só respondem à desesperada necessidade' do governo americano de 'justificar a cruel política de bloqueio contra Cuba, que é rechaçada a cada dia mais dentro e fora dos EUA'.

A declaração de Havana é assinada por Josefina Vidal, diretora do Minrex para os assuntos relacionados aos Estados Unidos. Ela afirma que 'a singularização' de Cuba neste relatório 'não tem nada a ver com a situação real dos direitos humanos' na ilha.

Segundo a Chancelaria de Havana, muitos dos direitos previstos pela legislação cubana são 'uma quimera para a maioria da população do planeta, incluindo uma parte significativa da dos Estados Unidos'.

'O mesmo ocorre em escala internacional, onde a presença de Cuba em outros países só pode ser associada ao trabalho humanitário de curar e ensinar, em contraste com as aventuras agressivas e intervencionistas dos EUA, que continuam causando vítimas inocentes entre a população civil de muitas nações', acrescenta.

O relatório dos EUA sobre a situação de direitos humanos no mundo acusa o governo cubano de repressão sistemática das liberdades.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)MentirasPaíses ricosPartido Democrata (EUA)

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país