Mundo

Cuba prestará homenagem a Chávez

Autoridades cubanas convocaram a população a prestar uma "homenagem póstuma" ao presidente venezuelano nas principais praças do país


	Cubanos de Havana leem notícias sobre a morte de Chávez: o Memorial José Martí (na Praza da Revolução de Havana) será o principal local de concentração
 (AFP)

Cubanos de Havana leem notícias sobre a morte de Chávez: o Memorial José Martí (na Praza da Revolução de Havana) será o principal local de concentração (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de março de 2013 às 13h28.

Havana - Autoridades cubanas convocaram a população a prestar uma "homenagem póstuma" ao presidente venezuelano, Hugo Chávez, nas principais praças do país, da mesma forma como se despediram de líderes históricos do regime cubano, informou a imprensa local.

"Em meio a uma profunda dor e consternação pelo falecimento do querido presidente venezuelano Hugo Rafael Chávez Frías, amanhã, quinta-feira, entre as 8 horas da manhã e as 8 da noite, nosso povo prestará sentida e patriótica homenagem ao amado líder da Revolução Bolivariana", indicou o governo em um breve comunicado.

O texto, publicado nos dois jornais governamentais, Granma e Juventude Rebelde, ressaltou que "o Memorial José Martí (na Praza da Revolução de Havana) será o principal local de concentração".

"Em todas as capitais provinciais e na Ilha da Juventude, a população também prestará a homagem de respeito e carinho ao inesquecível Comandante", acrescentou.

Falecidos líderes cubanos, como o comandante da Revolução Juan Almeida (setembro de 2009) e Vilma Espín, a esposa do atual presidente Raúl Castro (junho de 2007), a maior líder feminina do país, receberam homenagens de igual importância no país.

Nas duas ocasiões, retratos dos falecidos foram expostos nas principais praças do país, em meio à coroas de flores, e longas filas de pessoas desfilaram diante deles para lhes dar um último adeus.

Um comunicado oficial cubano, emitido na terça-feira à noite, ressaltou que "Chávez também é cubano! Sentiu em sua carne as nossas dificuldades e problemas, e fez o seu melhor, com extraordinária generosidade".

O texto acrescentou que Chávez "acompanhou Fidel (Castro) como um verdadeiro filho e sua amizade com Raul (Castro) era cativante".

O Conselho de Estado de Cuba decretou três dias de luto oficial: quarta-feira e quinta-feira, e nacional na sexta-feira.

As bandeiras cubanas amanheceram a meio mastro em todos os edifícios públicos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaHugo ChávezMortesPolíticos

Mais de Mundo

Esses são os 10 melhores países do mundo em qualidade de vida

Novo submarino nuclear da China afunda em estaleiro perto de Wuhan, diz WSJ

Após disputa acirrada, Japão define Shigeru Ishiba como o novo primeiro-ministro

Aumenta pressão internacional na ONU para Venezuela resolver crise política