Mundo

Cuba, Irã e China estão entre os 10 países com mais censura

Segundo o Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ), a lista da censura é liderada por Eritreia, Coreia do Norte e Arábia Saudita


	Censura: lista da censura do CPJ é liderada por Eritreia, Coreia do Norte e Arábia Saudita
 (Getty Images/Getty Images)

Censura: lista da censura do CPJ é liderada por Eritreia, Coreia do Norte e Arábia Saudita (Getty Images/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de abril de 2015 às 12h12.

Nova York - Cuba, Irã e China figuram entre os dez países com mais censura de todo o mundo, segundo uma lista elaborada pelo Comitê para a Proteção de Jornalistas (CPJ) e que é liderada por Eritréia, Coreia do Norte e Arábia Saudita.

O estudo da organização com sede em Nova York se baseia em investigações sobre táticas que vão desde o encarceramento e leis repressivas até a fustigação dos jornalistas e as restrições ao acesso à internet.

No caso de Cuba, que ocupa o 10° lugar na lista, o CPJ destaca que apesar das "melhoras significativas nos últimos anos", a ilha "continua tendo o clima mais restritivo das Américas em matéria de liberdade de imprensa".

"Os meios impressos e audiovisuais estão sob o controle absoluto do Estado comunista de partido único, que está no poder por mais de meio século e, segundo o previsto pela lei, devem atuar 'conforme os fins da sociedade socialista'", lembra o relatório.

Segundo o CPJ, a internet abriu algum espaço para o jornalismo crítico, mas segue havendo todos os tipos de limitações impostas pelo governo sobre a rede, à qual não têm acesso a maioria dos lares cubanos.

O estudo mostra que o Executivo "continua realizando represálias contra os jornalistas críticos mediante o emprego da fustigação, da vigilância e das detenções de curta duração" e aponta, entre outros, o caso de Juliet Michelena Díaz, presa por sete meses por ter fotografado um incidente entre os moradores e a polícia em Havana.

A China aparece no oitavo lugar da lista, após ter estado durante mais de uma década entre os três países com maior número de jornalistas presos no mundo todo.

Um posto à frente está o Irã, onde "o governo utiliza a detenção em massa e arbitrária como modo de silenciar e obrigar os jornalistas a marchar rumo ao exílio" e onde está em andamento "um dos esquemas de censura de internet mais estritos do mundo", segundo o CPJ. 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaCensuraChinaCubaIrã - PaísLiberdade de imprensa

Mais de Mundo

Missão da SpaceX foi ao resgate de astronautas presos na ISS

Após morte de Nasrallah, Netanyahu afirma que “trabalho ainda não está concluído”

Bombardeio israelense atinge arredores do aeroporto de Beirute

Morte de Nasrallah é golpe contra Hezbollah, mas impactos são incertos