Cubanos de Havana leem notícias sobre a morte de Chávez (AFP)
Da Redação
Publicado em 7 de março de 2013 às 12h38.
Havana - O presidente de Cuba, Raúl Castro, e outras autoridades do governo e do Partido Comunista iniciaram nesta quinta-feira nas cidades de Santiago e Havana a jornada de homenagem póstuma que a ilha fará hoje em homenagem ao presidente venezuelano Hugo Chávez.
Em Santiago de Cuba, o general Castro depositou um rosa branca diante de um retrato de Chávez, em cerimônia realizada na Praça da Revolução "Antonio Maceo", segundo informou a televisão estatal.
Em Havana, o cenário escolhido para a homenagem, que se prolongará durante o dia em todo o país, é o Memorial José Martí, situado na emblemática Praça da Revolução, onde desde o começo da manhã centenas de cubanos formavam uma longa e ordenada fila para render um tributo ao principal aliado do país no século XXI.
Os primeiros a prestarem homenagem diante do retrato de Chávez no local foram o primeiro vice-presidente do país, Miguel Díaz-Canel; o presidente da Assembleia cubana, Esteban Lazo; o segundo secretário do Partido Comunista, José Ramón Machado Ventura; e o embaixador da Venezuela em Cuba, Edgardo Ramírez.
A imagem de Chávez instalada no memorial José Martí está cercada por uma guarda de honra composta por dois oficiais e diante dela foram depositadas oferendas florais enviadas pelo líder da Revolução cubana Fidel Castro e seu irmão Raúl.
A jornada de homenagem a Chávez se prolongará até às 20h local (17h de Brasília) e vai acontecer em todas as capitais provinciais da ilha.
O tributo está sendo realizado no segundo dia de luto nacional decretado pelo governo de Cuba pelo falecimento do presidente venezuelano.
Amanhã, quando será realizado o funeral de Chávez em Caracas, serão disparados 21 tiros de salva de artilharia da Fortaleza de San Carlos de la Cabaña, em Havana, em tributo ao líder bolivariano.