Mundo

Cuba e EUA exploram canais de cooperação contra o terrorismo

"Concordaram sobre importância de avançar na cooperação nessa esfera e acordaram continuar os encontros técnicos sobre o tema no futuro"


	Estados Unidos e Cuba: os países restabeleceram em julho passado suas relações diplomáticas após meio século de ruptura e confrontação política
 (Ueslei Marcelino/Reuters)

Estados Unidos e Cuba: os países restabeleceram em julho passado suas relações diplomáticas após meio século de ruptura e confrontação política (Ueslei Marcelino/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de junho de 2016 às 15h53.

Cuba e Estados Unidos avaliam em Havana vias para prevenir e enfrentar o terrorismo, no marco do processo de normalização de sus relações, informou nesta quinta-feira a chancelaria cubana.

Durante a reunião, celebrada na quarta-feira, as duas delegações analisaram "as possibilidades de cooperação" na "prevenção e no enfrentamento ao terrorismo", informou a chancelaria em comunicado.

"Concordaram sobre importância de avançar na cooperação nessa esfera e acordaram continuar os encontros técnicos sobre o tema no futuro", diz o texto.

Pelos Estados Unidos participaram do primeiro "encontro técnico" sobre terrorismo funcionários dos Departamentos de Segurança Interna e Justiça, enquanto que por Cuba compareceram representantes dos Ministérios do Interior e Relações Exteriores, da Procuradoria-Geral e da Alfândega Geral da República.

Estados Unidos e Cuba restabeleceram em julho passado suas relações diplomáticas após meio século de ruptura e confrontação política, e agora avançam no longo e difícil processo de normalização completa de suas relações bilaterais.

Desde que anunciaram o histórico degelo, em dezembro de 2014, ambos países sustentaram encontros sobre diversos temas, como direitos humanos, cooperação antidrogas e contra a lavagem de dinheiro, saúde, aviação civil, telecomunicações, proteção do meio ambiente, comércio e investimentos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaEstados Unidos (EUA)Países ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Equador escolhe novo presidente neste domingo em 2º turno acirrado

‘Vamos recuperar nosso quintal’, diz secretário de Trump sobre América Latina

Israel amplia ofensiva em Gaza e toma corredor-chave

Wall Street Journal aponta Brasil como símbolo negativo do protecionismo defendido por Trump