Mundo

Cuba coloca alerta em províncias por possiblidade de furacão

As províncias colocadas em estado de alerta, que abrangem 47% do território, são Camagüey, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo

Militares protegem a base de Guantánamo com sacos de areia: a tempestade tropical Isaac continua aumentando de força enquanto se aproxima da ilha Hispaniola (©AFP / Mathieu Rabechault)

Militares protegem a base de Guantánamo com sacos de areia: a tempestade tropical Isaac continua aumentando de força enquanto se aproxima da ilha Hispaniola (©AFP / Mathieu Rabechault)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de agosto de 2012 às 23h33.

Havana - Seis províncias cubanas, onde vivem quase cinco milhões de pessoas, foram colocadas em estado de alerta nesta sexta-feira ante a iminente chegada da tempestade tropical Isaac, que pode virar furacão.

Cuba colocou em andamento na quinta-feira um dispositivo elaborado para fins de defesa (resistir a uma eventual invasão americana), mas que é utilizado em caso de fenômenos naturais, o que já permitiu minimizar o número de vítimas de furacões no passado.

As províncias colocadas em estado de alerta, que abrangem 47% do território, são Camagüey, Las Tunas, Holguín, Granma, Santiago de Cuba e Guantánamo.

O alerta implica algumas evacuações preventivas e utilização de pessoal e equipamento de emergência, assim como distribuição de alimentos e água potável à população.

A tempestade tropical Isaac continua aumentando de força enquanto se aproxima da ilha Hispaniola, compartilhada pela República Dominicana e Haiti, e ameaça virar furacão nesta última nação, segundo o Centro Nacional de Furações (CNH) dos Estados Unidos.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCubaDesastres naturaisFuracão IsaacFuracões

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado