Mundo

CS da ONU "lamenta" lançamento de foguete norte-coreano

"Os membros do Conselho de Segurança concordaram em continuar as consultas sobre uma resposta apropriada", disse Susan Rice

A Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira um foguete que se desintegrou em voo e caiu no mar (©AFP/Arquivo / Pedro Ugarte)

A Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira um foguete que se desintegrou em voo e caiu no mar (©AFP/Arquivo / Pedro Ugarte)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de abril de 2012 às 15h27.

Nova York - Os 15 países do Conselho de Segurança da ONU "lamentaram" nesta sexta-feira o lançamento frustrado de um foguete por parte da Coreia do Norte, denunciando que "violou resoluções" do órgão máximo das Nações Unidas.

"Os membros do Conselho de Segurança lamentam este lançamento, que viola resoluções deste Conselho de Segurança", disse à imprensa a embaixadora americana perante a ONU, Susan Rice, em uma pausa da reunião de emergência convocada em Nova York pelo órgão máximo da ONU.

"Os membros do Conselho de Segurança concordaram em continuar as consultas sobre uma resposta apropriada", acrescentou Rice, sem informar qual poderia ser esta resposta.

A Coreia do Norte lançou nesta sexta-feira um foguete que se desintegrou em voo e caiu no mar, um fracasso embaraçoso para Pyongyang, ansioso em mostrar sua tecnologia à comunidade internacional.

Apesar do fracasso, as potências ocidentais condenaram imediatamente a ação do regime de Pyongyang e convocaram esta reunião do órgão máximo das Nações Unidas.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, afirmou em uma declaração por escrito que o "lançamento é uma violação direta" de uma resolução da ONU.

O satélite foi enviado com o míssil balístico de longo alcance Taepodong-2, que a Coreia do Norte está tentando desenvolver e que já testou em julho de 2006 e abril de 2009.

Trata-se da terceira tentativa de colocação em órbita de um satélite pela Coreia do Norte, depois de dois fracassos, em 1998 e 2009.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaConselho de Segurança da ONUCoreia do NorteONU

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado