Mundo

CS aprova resolução sobre uso de armas químicas na Síria

Os quinze membros do principal órgão da ONU votaram a favor da resolução pactuada por Estados Unidos e Rússia


	Reunião do Conselho de Segurança: o CS da ONU aprovou nesta sexta-feira por unanimidade uma resolução sobre o uso de armas químicas na Síria
 (Mario Tama/Getty Images)

Reunião do Conselho de Segurança: o CS da ONU aprovou nesta sexta-feira por unanimidade uma resolução sobre o uso de armas químicas na Síria (Mario Tama/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de setembro de 2013 às 22h18.

Nações Unidas - O Conselho de Segurança da ONU aprovou nesta sexta-feira por unanimidade uma resolução que condena o uso de armas químicas na Síria e adverte o regime de Damasco de que haverá "consequências" caso descumpram os compromissos internacionais.

Os quinze membros do principal órgão da ONU votaram a favor da resolução desenvolvida pelos Estados Unidos e Rússia, anunciou a Presidência rotativa do Conselho, a Austrália.

A votação aconteceu às 20h16 (local, 21h16 em Brasília) após superar o último empecilho com a aprovação por consenso do plano da Organização para a Proibição das Armas Químicas (OPAQ) para a eliminação do arsenal químico sírio.

Na sala se encontravam presente os chefes da diplomacia dos cinco países membros permanentes do Conselho: o americano John Kerry, o russo Serguei Lavrov, o chinês Wang Yi, o francês Laurent Fabius e o britânico, William Hague, e dos rotativos.

Os Estados Unidos, com o apoio da França e do Reino Unido, propunha um texto que invocasse o Capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, que daria margem a sanções e inclusive ao uso da força, e contava com a oposição da Rússia, tradicional aliada do regime de Damasco.

O texto final optou por fazer menção ao Capítulo 7, mas o sujeitou a aprovação de uma segunda resolução, e estabelece que haverá "consequências" se o regime sírio não cumprir seus compromissos internacionais.

"Em caso do descumprimento se imporão medidas sob o Capítulo VII da Carta das Nações Unidas", que regula a imposição de sanções e inclusive o uso da força autorizada pelas Nações Unidas.

A resolução também condena de forma enérgica o uso de armas químicas pela Síria, em particular o ataque do dia 21 de agosto, "como uma violação do direito internacional", e determina que seu uso é "uma ameaça para a paz e segurança internacional".

Atualizado às 22h18min.

Acompanhe tudo sobre:Armas químicasConselho de Segurança da ONUONUSíria

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones