Mundo

Cruz Vermelha recebe autorização para entrar em Homs

Segundo Dabakeh, os membros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tentarão entrar em Baba Amr nesta sexta-feira para retirar os feridos e levar ajuda humanitária

O regime sírio anunciou nesta quinta-feira que recuperou o controle total do bairro de Baba Amr  (AFP)

O regime sírio anunciou nesta quinta-feira que recuperou o controle total do bairro de Baba Amr (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de março de 2012 às 21h44.

Damasco - O Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) recebeu autorização das autoridades de Damasco para entrar no bairro de Baba Amr, na cidade de Homs, informou à Agência Efe o porta-voz da instituição na Síria, Saleh Dabakeh.

Segundo Dabakeh, os membros da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho tentarão entrar em Baba Amr nesta sexta-feira para retirar os feridos e levar ajuda humanitária.

'Se Deus quiser, amanhã mesmo tentaremos, desde que não haja algum imprevisto', disse Dabakeh. 'Temos a aprovação do governo sírio para fazer chegar alimentos e remédios, e para retirar os feridos e os doentes. Tentaremos internar os feridos em hospitais o mais rápido possível'.

O regime sírio anunciou nesta quinta-feira que recuperou o controle total do bairro de Baba Amr de Homs e que 'limpou a área de grupos armados', após uma última ofensiva lançada há mais de 24 horas, após quase um mês de bombardeios e combates.

Uma fonte de segurança, que pediu para não ser identificada, informou à Agência Efe que os soldados fizeram buscas em 'cada rua, túnel e casa' à procura de armas e homens armados, aos quais o regime acusa de estar por trás da revolta que começou há um ano.

'Ainda resta um pouco de trabalho a fazer, mas posso garantir que Homs voltou a ser território seguro', ressaltou a fonte.

O chamado Exército Livre Sírio (ELS) - composto em sua maioria por desertores do regime - indicou ter iniciado 'retirada tática' de suas bases em Baba Amr. 

Acompanhe tudo sobre:MortesSíriaViolência urbana

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia