Mundo

Croácia recebe em um dia 8.750 refugiados de passagem

As autoridades croatas recebem e registram os refugiados que chegam ao país no centro de recepção de Opatovac, perto da fronteira com a Sérvia


	Refugiados esperam para serem registrados na Croácia: entraram no país mais de 44 mil refugiados desde o começo da afluência em massa de quarta-feira passada
 (Reuters / Marko Djurica)

Refugiados esperam para serem registrados na Croácia: entraram no país mais de 44 mil refugiados desde o começo da afluência em massa de quarta-feira passada (Reuters / Marko Djurica)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de setembro de 2015 às 08h56.

Zagreb - A Croácia recebeu ontem 8.750 refugiados vindos de zonas em conflito, e a última semana soma 44 mil, e a imensa maioria já seguiu viagem para a Alemanha e outros países da Europa Ocidental, segundo dados oficiais divulgados nesta quarta-feira.

As autoridades croatas recebem e registram os refugiados que chegam ao país no centro de recepção de Opatovac, perto da fronteira com a Sérvia, e depois organizam seu transporte para a fronteira com a Hungria, de onde seguem para Áustria e Alemanha.

Segundo o Ministério do Interior da Croácia, até às 9h (4h em Brasília) de hoje entraram no país mais de 44 mil refugiados desde o começo da afluência em massa de quarta-feira passada.

A Croácia se transformou em um país de passagem para a onda de refugiados que desejam chegar à Europa Ocidental após a Hungria fechar sua fronteira com a Sérvia semana passada.

O ministro do Interior, Ranko Ostojic, disse ontem à noite à imprensa que 39 mil refugiados tinham entrado no país e 32 mil já tinham saído em direção ao norte do continente.

O ministro disse que os refugiados estão sendo transportado desde Opatovac até as localidades fronteiriças de Baranjsko Petrovo Selo, Botovo e Goricani, onde as autoridades húngaras os transportam para a Áustria.

O centro de Opatovac, com uma capacidade para cinco mil pessoas, aloja nesta manhã cerca de 2.900 refugiados, e à cidade de Tovarnik já chegaram esta manhã 18 ônibus lotados, enquanto centenas de pessoas entram ilegalmente pela região de Bapska, 20 quilômetros ao norte de Opatovac.

A televisão pública croata HTV informou que os refugiados fazem filas em Opatovac, esgotados e nervosos, e insistem em seguir caminho ao Ocidente logo depois de receberem comida e descansarem um pouco.

Acompanhe tudo sobre:Crises em empresasCroáciaEuropaImigraçãoRefugiadosUnião Europeia

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô