Mundo

Cristina Kirchner tem bens bloqueados em ação por fraude

Ex-presidente foi convocada a depor no processo que investiga fraude em obras públicas


	Cristina Kirchner: ex-presidente foi convocada a depor no processo que investiga fraude em obras públicas
 (AFP/ Juan Mabromata)

Cristina Kirchner: ex-presidente foi convocada a depor no processo que investiga fraude em obras públicas (AFP/ Juan Mabromata)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de setembro de 2016 às 20h32.

Cristina Kirchner teve seus bens bloqueados e foi convocada a depor no processo que investiga a ex-presidente por fraude em obras públicas, informou nesta segunda-feira uma fonte judicial.

O juiz Julián Ercolini decretou o bloqueio dos bens da ex-presidente e a convocou para depor no dia 20 de outubro, segundo o Centro de Informação Judicial da Corte Suprema de Justiça.

A ex-presidente já havia sofrido o bloqueio de bens no processo que investiga se causou dano financeiro ao país com operações cambiais do Banco Central durante seu governo.

O juiz Ercolini considerou que "existem elementos suficientes para prosseguir com o processo e convocar (Kirchner) para depor" por suposta fraude através de concessões de obras públicas ao empresário Lázaro Báez, outro dos 17 citados nos autos.

Baéz é um empresário da construção que fez fortuna durante os governos kirchneristas (2003-2015) como obras públicas na Patagônia. No momento, está preso por lavagem de dinheiro.

Segundo a promotoria, os envolvidos "integraram uma organização criminosa criada para se beneficiar do dinheiro público".

A promotoria considera que existem "elementos probatórios das sistemáticas irregularidades em distintos processos licitatórios para dezenas de obras em estradas, sempre beneficiando Lázaro Báez".

Entre os envolvidos estão o ex-ministro do Planejamento, Julio De Vido, e seu braço direito na pasta, José López, preso em junho passado quando escondia 9 milhões de dólares em dinheiro em um convento na região de Buenos Aires.

López foi o encarregado de administrar as verbas de obras públicas durante os 12 anos dos governos kirchneristas.

Cristina Kirchner também é investigada por dano financeiro ao país em operações cambiais do Banco Central durante sua gestão.

O processo, a cargo do juiz Claudio Bonadío, também determinou o bloqueio dos bens da ex-presidente.

Acompanhe tudo sobre:ArgentinaCristina KirchnerFraudesObras públicasPolíticos

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'