Mundo

Cristina Kirchner e filhos serão julgados por corrupção na Argentina

A ex-presidente e senadora da Argentina Cristina responde a seis processos na Justiça e será levada a julgamento em quatro deles

Kirchner: a senadora será julgada por utilizar uma empresa da família para realizar lavagem de dinheiro (Amilcar Orfali/Getty Images)

Kirchner: a senadora será julgada por utilizar uma empresa da família para realizar lavagem de dinheiro (Amilcar Orfali/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 3 de outubro de 2018 às 17h17.

Buenos Aires - A ex-presidente e atual senadora da Argentina, Cristina Kirchner, e seus filhos, Máximo e Florencia, serão julgados por corrupção por utilizarem uma empresa da família para realizar lavagem de dinheiro.

A decisão foi tomada nesta quarta-feira pelo juiz Julián Ercolini, que determinou que outras 20 pessoas se sentem no banco dos réus, entre elas o empresário Lázaro Báez - em prisão preventiva desde 2016 -, ligado à família Kirchner.

A empresa Los Sauces, fundada em 2006 por Cristina, Máximo e pelo ex-presidente Néstor Kichner, administra os bens imobiliárias da família e é investigada por lavar dinheiro obtido em transações com empresários ligados ao kirchnerismo.

Por meio da Los Sauces, Cristina teria adquirido uma série de propriedades e hotéis na província de Santa Cruz e na cidade de Buenos Aires, segundo o juiz. Já Máximo, de 41 anos, atualmente deputado, é acusado de ser o organizador do esquema. Florencia, por sua vez, será julgada por associação ilícita.

Além disso, também foram acusados os empresários Cristóbal López e Fabián de Sousa e uma sobrinha da ex-presidente, Romina Mercado.

Cristina responde a seis processos na Justiça argentina - a maioria por corrupção - e será levada a julgamento em quatro deles. O único que tem já tem data marcada começará em 26 fevereiro, por supostamente ter liderado uma formação de quadrilha e fraude na concessão de obras públicas quando era presidente.

Acompanhe tudo sobre:CorrupçãoArgentinaCristina Kirchner

Mais de Mundo

Governo da Itália desmantela esquema de fraudes para obtenção de cidadania

Trump conversou por telefone com Maduro sobre possível encontro, diz jornal

Trump diz que vai cancelar 92% das ordens assinadas por Biden

Acordo UE-Mercosul: votação dos países europeus ocorrerá entre 16 e 19 de dezembro