Mundo

Crise pode ajudar políticas de desenvolvimento sustentável, diz ministra

Izabella Teixeira considera que turbulência na economia mundial é uma boa chance para o combate aos problemas socioambientais

Izabella Teixeira destacou as experiências que o Brasil tem na área (Antônio Cruz/ABr)

Izabella Teixeira destacou as experiências que o Brasil tem na área (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de agosto de 2011 às 17h15.

São Paulo - A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, classificou a crise econômica mundial como um momento “excepcional do ponto de vista estratégico” para o engajamento dos países na defesa de políticas de desenvolvimento sustentável. Segundo ela, as dificuldades geradas pela crise financeira de 2008 e o combate à fome, à pobreza e às desigualdades sociais capacitam os países emergentes a tomar medidas práticas para a solução dos problemas socioambientais.

A ministra acredita que o Brasil assumirá a liderança da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que está agendada para junho do ano que vem, no Rio de Janeiro, porque já que tem “uma experiência exitosa, nesses últimos 20 anos, com pragmatismo e ousadia”.

Izabella Teixeira disse que não é preciso ter uma visão catastrofista dos problemas ambientais “porque o planeta não vai acabar amanhã", mas que é preciso buscar opções para enfrentar o esgotamento dos recursos naturais. A ministra participou, hoje (30), da abertura de uma oficina sobre desenvolvimento sustentável, em São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Meio ambienteSustentabilidadeCrise econômica

Mais de Mundo

Polônia pede sessão urgente do Conselho de Segurança após violação de espaço aéreo

NASA proíbe chineses com visto dos EUA de trabalhar em programas espaciais

Em meio a derrota política, Milei comemora inflação abaixo do esperado na Argentina em agosto: 1,9%

Exército do Nepal pede a turistas que busquem assistência durante toque de recolher