Pat Quinn, um dos fundadores do Ice Bucket Challenge (Nancy Lane/Getty Images)
Estadão Conteúdo
Publicado em 24 de novembro de 2020 às 16h50.
Última atualização em 24 de novembro de 2020 às 22h34.
O criador do desafio do balde de gelo, Patrick Quinn, morreu no domingo, 22, aos 37 anos. O americano lutava contra a esclerose lateral amiotrófica (ELA) desde o ano de 2013.
A informação foi confirmada pela ALS Association, grupo de apoio que ajudou no desafio do balde de gelo. No Facebook do ALS, o grupo lamentou a morte de Quinn.
"Pat aumentou a sensibilização e os fundos para a luta contra a ELA e os nossos sentimentos estão com a família de Quinn e todos os seus amigos (...) Ele vai fazer falta, mas continuará a inspirar-nos até termos um mundo sem ELA”, comunicou a ALS Association.
Em 2014, Patrick e Pete Frates ajudaram a popularizar a brincadeira de despejar baldes de água gelada sobre a cabeça para arrecadar fundos na luta contra a doença.
A iniciativa se tornou um fenômeno nas redes sociais e diversas personalidades participaram, como Mark Zuckerberg, Bill Gates, Justin Bieber, Tom Cruise, Cristiano Ronaldo e Oprah Winfrey.
https://www.youtube.com/watch?v=TttBhKI-hGE
Juntos, Patrick e Pete conseguiram arrecadar 200.000 dólares para custear pesquisas no combate e tratamento à ELA. Frates morreu em dezembro do ano passado.
"O desafio do 'Ice Bucket' acelerou a luta contra a ELA, levando a novas descobertas de investigação, à expansão dos cuidados para as pessoas com a doença e a um maior investimento do governo", revelou a associação.