Trichet também pediu que os governos apliquem as medidas prometidas na cúpula europeia de 21 de julho (Georges Gobet/AFP)
Da Redação
Publicado em 29 de agosto de 2011 às 11h49.
Bruxelas - O crescimento da zona do euro continuará, mas será "modesto", em um contexto de incerteza "particularmente elevada" no plano orçamentário, indicou nesta segunda-feira o presidente do Banco Central Europeu (BCE), Jean-Claude Trichet.
"Seguimos considerando que a zona do euro crescerá a um ritmo modesto", disse o presidente do BCE diante do Parlamento Europeu.
"A incerteza continua sendo particularmente elevada" devido à frágil situação orçamentária de muitos países europeus, acrescentou.
Trichet também solicitou aos governos da zona do euro que apliquem de "forma total e nos prazos" requeridos as medidas prometidas durante a cúpula europeia de 21 de julho passado, para enfrentar a crise das dívidas soberanas.
"A aplicação total, e nos prazos, das decisões adotadas após a cúpula de 21 de julho é essencial (...)" para "sanear as finanças" e "contribuir para a estabilidade dos mercados", disse Trichet.