Mundo

Cresce pressão de parlamentares americanos contra a China

Comitê de Relações Exteriores do Senado dos EUA apoia lei que visa pressionar Pequim a respeito de concorrência econômica e direitos humanos

Pressão contra a China cresce no Congresso americano (Win McNamee/Getty Images)

Pressão contra a China cresce no Congresso americano (Win McNamee/Getty Images)

R

Reuters

Publicado em 21 de abril de 2021 às 20h03.

Uma pressão parlamentar bipartidária dos Estados Unidos contra a China ganhou força nesta quarta-feira, com o apoio majoritário de comitê do Senado a um projeto de lei que pressiona Pequim sobre direitos humanos e concorrência econômica e com a introdução de medida pedindo bilhões para pesquisas tecnológicas.

O Comitê de Relações Exteriores do Senado apoiou a "Lei de Competição Estratégica de 2021" por 21 a 1, enviando o projeto para votação no Senado, de 100 membros.

Separadamente, um grupo de legisladores do Senado e da Câmara dos Representantes apresentou o "Endless Frontier Act", pedindo 100 bilhões de dólares em cinco anos para pesquisa de tecnologia básica e avançada e 10 bilhões de dólares para criar novos "centros de tecnologia" em todo o país.

Ambos os projetos de lei têm forte apoio dos dois partidos e devem em algum momento se tornar leis. O desejo de uma linha dura nas negociações com a China é um dos poucos sentimentos verdadeiramente bipartidários no profundamente dividido Congresso dos Estados Unidos, controlado por uma pequena margem pelos democratas do partido do presidente Joe Biden.

Acompanhe tudo sobre:ChinaConcorrênciaEstados Unidos (EUA)Senado

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos