Mundo

Cresce apoio às medidas de Obama para se reaproximar de Cuba

O apoio dos norte-americanos à suspensão do embargo comercial a Cuba parece estar crescendo após Obama anunciar retorno das relações diplomáticas


	Presidente dos EUA Barack Obama: 41% dos americanos dizem que os EUA deveriam suspender o embargo
 (Kevin Lamarque/Reuters)

Presidente dos EUA Barack Obama: 41% dos americanos dizem que os EUA deveriam suspender o embargo (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 22h42.

Washington - O apoio dos norte-americanos à suspensão do embargo comercial a Cuba parece estar crescendo depois que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, anunciou o restabelecimento das relações diplomáticas com Havana, mostrou uma nova pesquisa Reuters/Ipsos.

Quarenta e um por cento dos norte-americanos dizem que os EUA deveriam suspender o embargo, que começou há mais de 50 anos, de acordo com uma pesquisa conduzida entre 18 e 22 de dezembro, pouco depois de Obama anunciar que faria o que pudesse para aliviar as restrições de viagem e comércio com a ilha comunista.

Em pesquisas feitas entre julho e outubro, esse número era de 37 por cento. Durante aquele período, mais norte-americanos (38 por cento) diziam não ter certeza se o embargo deveria ser suspenso. A pesquisa atual mostra que 34 por cento têm dúvidas.

Para remover completamente o embargo seria necessária aprovação no Congresso, algo que autoridades governamentais admitem ser difícil de se conseguir. Republicanos como o senador da Flórida Marco Rubio, um cubano-americano e potencial pré-candidato à Presidência em 2016, já prometeram a reverter as ações de Obama.

Vinte e cinco por cento dos norte-americanos disseram que se opõem à ideia de suspender o embargo, estável em relação às pesquisas do verão. Também inalterado é o número de norte-americanos que dizem que Cuba é uma ameaça à segurança nacional dos EUA.

Apenas metade dos norte-americanos estava familiariza com o anúncio de Obama, mostrou a pesquisa. Mas 46 por cento dos entrevistados disseram que os EUA devem estabelecer relações diplomáticas normais com Cuba, como Obama propôs, acima dos 43 por cento pesquisados anteriormente.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaBarack ObamaCubaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Países ricosPersonalidadesPolíticos

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia